quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Privilegiada e singular santidade de Maria


Comentários Pequeno Ofício de Nossa Senhora

Sobre a insondável santidade da Mãe de Deus, encontram-se outros fervorosos testemunhos expressos nas páginas da Mariologia. Podemos citar, por exemplo, o de São Bernardo: “Creio que desceu sobre Ela uma abundantíssima bênção santificadora, que não apenas fez  santo o seu nascimento, como também A guardou imune durante sua vida de todo pecado; o qual não se acredita tenha sido dado a nenhum outro nascido de mulher. Convinha à Rainha das virgens o privilégio de uma santidade especial, por cuja virtude transcorresse toda a sua existência sem um só pecado, para que deste modo a que havia de dar à luz o Vencedor da morte e do pecado, obtivesse para todos o dom da vida e da justiça” 40

Enumerando os excelsos privilégios de Nossa Senhora, escreve o Pe. Mathias Faber, S. J. (séc. XVII):

“A quarta estrela da coroa de Maria foi a imunidade de todo pecado atual, mesmo venial. [...] Os santos Padres multiplicam seus testemunhos sobre este ponto. Santo Agostinho ensina no livro Da Natureza e da Graça, que ele não quer, absolutamente, que se faça menção à Bem-aventurada Virgem todas as vezes que se trate do pecado. São Bernardo, São Boaventura, Santo Ambrósio, Santo Efrém, todos enfim falam no mesmo sentido. De resto, o Anjo da Anunciação não o indicou assaz claramente quando disse a Maria: «Ave, cheia de graça»?

“Enquanto andamos pelos lamacentos caminhos deste mundo, nós, homens, [...] não podemos viver muito tempo sem cair em alguma falta, por causa dos perpétuos movimentos da concupiscência que nos excitam ao pecado. Contudo, não era digno da Mãe de Deus estar sujeita a esta enfermidade. Se houvesse Ela cometido um só pecado, poderia convenientemente se tornar a Mãe do Deus que desceu sobre a Terra para extirpar todo pecado? Não redundaria desta falta alguma ignomínia sobre seu Filho?
“Maria foi impecável e confirmada em graça de maneira tão perfeita, que não podia pecar nem mesmo venialmente. É este o ensinamento dos doutores, e a Santa Igreja, que celebra a Conceição e a Natividade da Mãe de Deus, testemunha sua crença na inamissível santidade de Maria, não apenas em seu nascimento, como também no próprio instante de sua puríssima e Imaculada Conceição” 41

E ainda a célebre e bela sentença do Doutor Angélico:

“Aqueles aos quais Deus elege para uma missão, prepara-os de sorte que sejam idôneos para desempenhar a mesma. [...]

“Ora, a Bem-aventurada Virgem Maria foi por Deus escolhida para ser sua Mãe, e não há dúvida de que Ele A tornou, por sua graça, idônea para semelhante missão, segundo o que o Anjo Lhe disse: «Achaste graça diante de Deus, e eis que conceberás», etc. Certamente que não seria idônea se alguma vez houvesse pecado, já porque a honra dos pais redunda nos filhos, e, ao contrário, redunda no filho a ignomínia da mãe; já pela singular afinidade da Virgem com Cristo, que d’Ela recebeu a carne, pois se diz na segunda aos Coríntios: «Que concórdia pode existir entre Cristo e Belial?»; já também porque, de modo singular, o Filho de Deus, que é a Sabedoria divina, habitou n’Ela, e não só em sua alma, como também em seu seio. E no [livro] da Sabedoria se diz: «A sabedoria não entrará na alma perversa nem habitará no corpo escravo do pecado».

“De sorte que absolutamente devemos dizer que a Bem-aventurada Virgem não cometeu nenhum pecado atual, nem mortal, nem venial, para que n’Ela se cumpra o que se lê no Cântico dos Cânticos:

«Sois toda formosa amiga minha, e não há em ti mancha alguma»” 42

40) BERNARDO. Obras Completas. Madrid: BAC, 1953. Vol. II. p. 1179.
41) FABER, Mathias. In Festa Conceptionis B. VM. Apud JOURDAIN, Z-C. Somme des Grandeurs de Marie. Paris: Hippolyte Waizer, 1900.Vol. V. p. 69-70.
42) AQUINO, Tomás de; BUSA, Roberto. S. Thomae Opera Omnia. Summa contra gentiles autographi deleta Summa Theologiae. Milano: Cartiere Binda, 1980. Vol. II. p. 810.