sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Fé na Santíssima Trindade



Este é o pensamento de São Bernardo, ao discorrer sobre o referido trecho dos Provérbios:

“Que significa talhar [em sua casa] sete colunas, senão dela fazer uma digna morada com a fé e as boas obras? Certamente, o número ternário pertence à fé na Santa Trindade, e o quartenário, às quatro principais virtudes. Que esteve a Santíssima Trindade em Maria (me refiro à presença da majestade), na que só o Filho estava pelo assumir da natureza humana, atesta-o São Gabriel, quem, abrindo os mistérios ocultos, disse: «Deus te salve, cheia de graça, o Senhor é contigo»; e em seguida: «O Espírito Santo virá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra» (Lc. I, 28-35). Eis aqui que tendes o Senhor, que tendes a virtude do Altíssimo, que tendes o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Nem pode estar o Pai sem o Filho, nem o Filho sem o Pai, e sem os dois O que procede de ambos, o Espírito Santo, segundo o que disse o mesmo Filho: «Eu estou no Pai e o Pai em Mim». E outra vez: «O Pai que permanece em Mim, esse faz os milagres» (Jo. XIV, 10). É claro, pois, que no coração da Virgem esteve a fé na Santíssima Trindade.