Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada - Mons João Clá Dias
Eu moro no mais alto dos Céus
Acima dos coros dos Anjos e dos
Santos
Em
virtude da insondável dignidade que Lhe confere a maternidade divina, e dos
singulares privilégios com que o Senhor A enriqueceu, Maria Santíssima
constitui, no Céu, uma hierarquia especial, superior a todos os coros de Anjos
e de Santos.
É o
que, firmado no sentir comum dos doutores, ensina o eminente mariólogo D.
Alastruey:
“A Bula
Ineffabilis Deus elogia assim a
Maria: «Pelo que A elevou tão maravilhosamente e muito mais que a todos os
Anjos e Santos com a abundância de todas as graças tiradas do tesouro da
Divindade, que livre por completo de todo pecado, toda formosa e perfeita,
possuísse aquela plenitude de inocência e de santidade que, depois de Deus, não
pode conceber-se maior».
“Diz
Santo Efrém: «Pura Mãe de Deus, Rainha de todos, mais excelsa que os habitantes
do Céu, mais honorável que os Querubins, mais santa que os Serafins e mais
gloriosa que todos os demais exércitos celestiais».
“São
Pedro Damião: «Assim a Virgem, levantada sobre as almas dos Santos e os coros
dos Anjos, supera os méritos de cada um e os títulos de todos».
“Raimundo
Jordão, chamado o Idiota: «Tu és, pois, Rainha coroada nos Céus, elevada sobre
os coros dos Anjos; Tu estás sentada à destra de teu Filho bendito».
“Gerson:
«A Virgem, sozinha, forma a segunda hierarquia abaixo de Deus uno e trino, primeira
e suprema hierarquia, junto ao qual Hierarca, só a humanidade sublimada do Filho
se senta à destra do poder de Deus».
“São
Bernardino de Siena: «Com toda certeza há de se admitir que Ela foi elevada na
glória sobre toda pura criatura, como formando e completando um estado íntegro
e total, ao qual, segundo a reta razão, não pode ter conveniente acesso nenhuma
outra pessoa, porque o Filho de Deus não tem senão uma só Mãe natural».
“E a
Sagrada Liturgia: «A Santa Mãe de Deus foi elevada ao reino celestial sobre
todos os coros dos Anjos». «A Virgem Maria foi elevada ao tálamo celestial em
que o Rei dos reis se senta em estrelado sólio». [...]
“Santo
Antonino: «Mais dista a Virgem em dignidade e glória dos Serafins que os
Serafins dos Querubins; mas os Serafins, pela excelência de sua dignidade, têm
uma ordem superior aos Querubins; logo a Virgem estará sobre as hierarquias
todas dos Anjos».
“O
mesmo: «Com mais desproporção se diferencia o servo do senhor que o servo do
servo; mas todos os Anjos são ‘espíritos ministrantes’, isto é, servos, e, sem
embargo, entre eles há diversas ordens, enquanto que a Bem-aventurada Virgem é
a Senhora dos Anjos.
“«Logo,
foi elevada desproporcionadamente sobre os Serafins e sobre todas as
hierarquias dos Anjos».
“E, certamente
— conclui D. Alastruey —, sendo a dignidade da maternidade divina de uma ordem
superior, [...] foi necessário que Maria formasse no Céu uma hierarquia
especial, sobre todas as categorias dos Anjos e dos Santos” 52
52)
ALASTRUEY, Gregório. Tratado de la Virgen Santísima, 3. ed. Madrid: BAC, 1952. p.
516-517.