sábado, 21 de dezembro de 2013

Maria está acima dos Anjos e dos Santos

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada - Mons João Clá Dias 
Eu moro no mais alto dos Céus
Acima dos coros dos Anjos e dos Santos
Em virtude da insondável dignidade que Lhe confere a maternidade divina, e dos singulares privilégios com que o Senhor A enriqueceu, Maria Santíssima constitui, no Céu, uma hierarquia especial, superior a todos os coros de Anjos e de Santos.
É o que, firmado no sentir comum dos doutores, ensina o eminente mariólogo D. Alastruey:
“A Bula Ineffabilis Deus elogia assim a Maria: «Pelo que A elevou tão maravilhosamente e muito mais que a todos os Anjos e Santos com a abundância de todas as graças tiradas do tesouro da Divindade, que livre por completo de todo pecado, toda formosa e perfeita, possuísse aquela plenitude de inocência e de santidade que, depois de Deus, não pode conceber-se maior».
“Diz Santo Efrém: «Pura Mãe de Deus, Rainha de todos, mais excelsa que os habitantes do Céu, mais honorável que os Querubins, mais santa que os Serafins e mais gloriosa que todos os demais exércitos celestiais».
“São Pedro Damião: «Assim a Virgem, levantada sobre as almas dos Santos e os coros dos Anjos, supera os méritos de cada um e os títulos de todos».
“Raimundo Jordão, chamado o Idiota: «Tu és, pois, Rainha coroada nos Céus, elevada sobre os coros dos Anjos; Tu estás sentada à destra de teu Filho bendito».
“Gerson: «A Virgem, sozinha, forma a segunda hierarquia abaixo de Deus uno e trino, primeira e suprema hierarquia, junto ao qual Hierarca, só a humanidade sublimada do Filho se senta à destra do poder de Deus».
“São Bernardino de Siena: «Com toda certeza há de se admitir que Ela foi elevada na glória sobre toda pura criatura, como formando e completando um estado íntegro e total, ao qual, segundo a reta razão, não pode ter conveniente acesso nenhuma outra pessoa, porque o Filho de Deus não tem senão uma só Mãe natural».
“E a Sagrada Liturgia: «A Santa Mãe de Deus foi elevada ao reino celestial sobre todos os coros dos Anjos». «A Virgem Maria foi elevada ao tálamo celestial em que o Rei dos reis se senta em estrelado sólio». [...]
“Santo Antonino: «Mais dista a Virgem em dignidade e glória dos Serafins que os Serafins dos Querubins; mas os Serafins, pela excelência de sua dignidade, têm uma ordem superior aos Querubins; logo a Virgem estará sobre as hierarquias todas dos Anjos».
“O mesmo: «Com mais desproporção se diferencia o servo do senhor que o servo do servo; mas todos os Anjos são ‘espíritos ministrantes’, isto é, servos, e, sem embargo, entre eles há diversas ordens, enquanto que a Bem-aventurada Virgem é a Senhora dos Anjos.
“«Logo, foi elevada desproporcionadamente sobre os Serafins e sobre todas as hierarquias dos Anjos».

“E, certamente — conclui D. Alastruey —, sendo a dignidade da maternidade divina de uma ordem superior, [...] foi necessário que Maria formasse no Céu uma hierarquia especial, sobre todas as categorias dos Anjos e dos Santos” 52
52) ALASTRUEY, Gregório. Tratado de la Virgen Santísima, 3. ed. Madrid: BAC, 1952. p. 516-517.