terça-feira, 4 de junho de 2013

Maria: O trono de Salomão

Comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada Conceição
O trono de Salomão
O livro terceiro dos Reis, descrevendo as glórias e riquezas de Salomão, filho de David, assim nos apresenta seu magnífico sólio o Rei Salomão um grande trono de marfim, e guarneceu-o de ouro muito amarelo, o qual tinha seis degraus; e o alto do trono era redondo pelo espaldar; e dois braços, um dum lado, e outro doutro, sustinham o assento: e havia dois leões junto de cada braço. E doze leõezinhos postos sobre os seis degraus, duma parte e doutra; não se fez obra semelhante em nenhum outro reino (do mundo).”
Entretanto, mais do que por seu esplendor material, valia esse régio assento pelo fato de simbolizar Aquela que seria o riquíssimo trono do verdadeiro Salomão, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Obra-prima destinada ao Divino Salomão
Percorramos algumas das belas páginas da Mariologia que focalizam Nossa Senhora enquanto representada pelo trono do Rei Sábio. Escreve o Pe. Jourdain:
“Entre as figuras que Deus multiplicou no Antigo Testamento para simbolizar Maria e nos proporcionar uma ideia de suas sublimes perfeições, cumpre assinalar o trono de Salomão, esse grande trono de marfim revestido de puríssimo ouro, esse trono maravilhoso do qual o Espírito Santo afirma que não foi feita semelhante obra em reino algum. Esse trono de marfim e de ouro era a obra-prima destinada ao Rei Salomão: quem o poderá comparar ao trono que Deus preparou para si mesmo, a Bem-aventurada Virgem Maria?
“Quão preciosa é a matéria desse trono! A carne de Maria devia fornecer os primeiros elementos do adorável corpo de Jesus; e sua alma havia de ser ainda mais pura do que esta carne virginal. E com que arte o Criador de todas as coisas, Aquele cujas menores obras excedem todas as concepções do gênio humano, com que arte, digo, não trabalhou Ele esta matéria perto da qual o ouro e o marfim são menos que o pó?
“O Pai trabalhava pela honra de seu Filho, o Filho trabalhava por -sua Mãe, o Espírito Santo trabalhava por sua celeste Esposa. Ó trono do Divino Salomão, como sois belo, como sois perfeito! [...]
Trono revestido das mais belas virtudes
“Esse trono é grande pela própria humildade de Maria, cuja baixeza foi objeto da observação do Senhor, para elevá-La acima de todas as criaturas. É grande porque Maria possui, a um grau incomparável, todos os dons naturais e sobrenaturais que Deus distribuiu, com medida, entre as demais obras saídas de sua adorável mão.
“Esse trono é de marfim, pois Maria é a Virgem das virgens. Ele está inteiramente recoberto do mais puro ouro, porque Deus concedeu a Maria a mais ardente e mais perfeita caridade, superior à dos próprios Querubins e Serafins.
“O trono de Salomão contava seis degraus. A humildade de Maria, sua virgindade, seu espírito de pobreza, seu pudor, sua paciência e sua temperança foram os seis degraus desse místico trono.
“A parte superior do trono era redonda, o que faz lembrar a esperança das coisas celestes. Os dois braços que sustentavam o trono representam o respeito e o temor. Maria, com efeito, temia e respeita va seu Filho: Ela via n’Ele seu Senhor e seu Deus.
“Havia dois leões junto aos dois braços, e doze leõezinhos sobre os seis degraus. As virtudes de Maria estavam bem guardadas, e os mais poderosos dos Anjos do Senhor velavam junto d’Ela para rechaçar o inimigo de todo o bem.