segunda-feira, 13 de abril de 2015

Paralelo entre Nossa Senhora e Judith

Continuação dos comentários ao Pequeno ofício da Imaculada
Mulher forte por excelência do Antigo Testamento, Judith é uma das maiores prefiguras de Maria Santíssima. Leiamos o expressivo paralelo que entre ambas estabelece o Pe. Jourdain:
Beleza, sabedoria e prudência

“«E, tendo [Judith] entrado à sua presença, logo Holofernes ficou cativo de seus olhos. E os seus oficiais disseram-lhe: Quem poderá desprezar o povo dos Hebreus, que tem mulheres tão belas? (Jud. X, 17-18)
“Na nossa Judith, que é a Virgem Maria, louva-se uma beleza admirável, uma sabedoria que todos os mortais devem venerar. [...]
«Não há, em nenhum país do mundo, uma mulher semelhante a essa», diziam os soldados de Holofernes. Não, não há semelhante a Maria. Não existe outra cuja beleza seja absolutamente sem mancha. Só Maria é imaculada. Só Maria é inteiramente bela, a bem-amada do Esposo celeste. E a perfeição natural de sua alma, não está abaixo da perfeição exterior que admiramos n’Ela. Sua sabedoria e sua prudência transpareceram quando Ela disse a Deus: «Eis aqui a escrava do Senhor; faça-se em Mim segundo a tua palavra»; quando Ela pergunta ao Anjo, não porque tivesse alguma dúvida, mas para se informar da conduta que deveria seguir: «Como se fará isso?»; no momento em que Ela saúda os justos na pessoa de Isabel; no momento em que disse aos pecadores, representados pelos criados das bodas de Caná: «Fazei tudo o que Ele vos disser»; enfim, quando disse a seu Filho: «Meu Filho, porque agiste assim conosco
 Excelência do nome
«E Holofernes disse a Judith: Bem fez Deus que te enviou à frente do teu povo, para o entregares nas nossas mãos; e, visto que tua promessa é boa, se o teu Deus me fizer isto, será ele também o meu Deus, e tu serás grande na casa de Nabucodonosor e o teu nome será célebre em toda a Terra» (Jud. XI, 20-21).
“Holofernes promete a Judith que ela será grande na casa de Nabucodonosor, e que seu nome será ilustre em toda a Terra.
“Judith foi grande na casa de Deus, e seu nome, que significa confissão e louvor, é ilustre no Céu e sobre a Terra. Todos os servidores de Deus o repetirão com respeito e admiração. Mas a grandeza de Judith na casa de Deus, não é senão uma pálida figura da magnificência de Maria. [...) Em todos os lugares Ela foi grande à vista de Deus e dos Anjos. Porém, sua incomparável grandeza brilha na Santa Igreja, casa que Deus edificou para si sobre a Terra. Ela refulge, sobretudo, no Céu, palácio do soberano Rei, onde a Mãe de Jesus desfruta de todos os direitos e de todas as homenagens devidas à Mãe de um tal Filho.
“ Teu nome será ilustre por toda a Terra”, dizia ainda Holofernes.

Há sobre a Terra um país onde não ressoem louvores ao nome de Maria? Por toda a parte este nome é invocado com confiança e amor, em todos os lugares é celebrado como o mais belo, o maior, o mais santo de todos os nomes, depois do de Jesus. No Céu, sobre a Terra e no Purgatório, o nome de Maria é grande. É a alegria dos Santos, esperança dos pecadores, a consolação dos aflitos, o terror dos inimigos de Deus.
Continua