quarta-feira, 12 de junho de 2013

Nossa Senhora enquanto trono espiritual do Filho de Deus

Trono espiritual do verdadeiro Salomão
“Jesus encontra seu repouso na virgindade de Maria, porque Ele ama a pureza. Ele repousa sobre sua caridade, pois ama a concórdia entre os irmãos. Ele repousa sobre sua humildade, porque Lhe agrada a alma tranquila. Maria é seu trono bem favorito, o lugar de sua paz e de suas delícias” .
Esse aspecto de Nossa Senhora enquanto trono espiritual do Filho de Deus nos é apresentado também por outros ardorosos encomiastas da Santíssima Virgem. Para Fr. Luís de Granada, Ela “é figurada pelo formosíssimo trono de Salomão, do qual diz a Escritura que era feito de marfim, e estava revestido de um ouro muito resplandecente, e que obra como aquela não fora nunca realizada em todos os reinos do mundo (III Reis, X, 20). As quais coisas, todas perfeitissimamente convêm a esta sacratíssima Virgem, como a trono espiritual d’Aquele verdadeiro Salomão, pacificador do Céu e da Terra” .
Por sua vez, São Tomás de Villanueva assim comenta:
“O trono de Salomão era de marfim e ouro finíssimo, com seis degraus e dois braços. A Virgem é o trono de nosso pacífico Salomão, de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo a carne; a Virgem, digo, que Ele formou de marfim e ouro finíssimo e limpíssimo, porque a criou puríssima e imaculada.
“Os seis degraus são as virtudes de todas as hierarquias eclesiásticas que teve em si, isto é, patriarcas, profetas, apóstolos, evangelistas, mártires, confessores, virgens, anacoretas. E os dois braços, a criação e a preservação do pecado. Escultura maravilhosa e admirável obra do Excelso”.
E São Pedro Damião diz que o “Nosso Salomão, não somente o mais sábio dos Reis, mas a própria sabedoria do Pai, não apenas o Rei Pacífico, mas nossa paz, [...] preparou para si um trono, o seio da puríssima Virgem. Sobre esse trono repousa a Majestade que, com um sinal, abala a Terra. [...]
“A substância do marfim merecia ser empregada nessa obra maravilhosa e sem rival. O marfim, com efeito, resplandece de admirável brancura; ele é sólido e resistente; ele é frio, de seu natural. Existe alvura mais fulgurante que a virgindade de Maria, que atrai todos os olhares da admiração da corte celeste? Há força maior do que aquela de que se serviu a própria força de Deus, para arrebatar ao demônio suas armas?
Existe substância mais estranha a todo fogo impuro, do que a substância sombreada pela virtude do Altíssimo, e defendida contra todo pecado pela plenitude do Espírito Santo que desceu sobre ela?” 1
Trono de Deus para os pecadores
Magnífico trono do Rei dos reis, “Maria é também um trono de Deus para os pobres pecadores. São Paulo escrevendo aos hebreus nos convida a nos aproximarmos d’Ela: «Aproximemo-nos com confiança, diz ele, do trono da graça».
“Aqueles que pecaram, arrastados por maus desejos, encontrarão misericórdia ao se aproximarem desse trono. Aqueles que pecaram por ignorância e cegueira, obterão a graça de Deus, segundo a oportunidade do momento: Utgratiam inveniamus in tempore opportuno.

“Maria será o trono de Deus no dia do juízo; trono do qual partirá o raio para espantar os miseráveis, e que brilhará como o sol, para ale grar os bons” 2
1) DAMIÃO, Pedro, Sermo 1 de Nativ. B. M Virg. Apud JOURDAIN, Z-C. Op. cit. p. 215.
2) Idem, p. 536-537.