Trono
espiritual do verdadeiro Salomão
“Jesus encontra seu repouso na virgindade de Maria,
porque Ele ama a pureza. Ele repousa sobre sua caridade, pois ama a concórdia entre
os irmãos. Ele repousa sobre sua humildade, porque Lhe agrada a alma tranquila.
Maria é seu trono bem favorito, o lugar de sua paz e de suas delícias” .
Esse aspecto de Nossa Senhora enquanto trono
espiritual do Filho de Deus nos é apresentado também por outros ardorosos
encomiastas da Santíssima Virgem. Para Fr. Luís de Granada, Ela “é figurada pelo
formosíssimo trono de Salomão, do qual diz a Escritura que era feito de marfim,
e estava revestido de um ouro muito resplandecente, e que obra como aquela não
fora nunca realizada em todos os reinos do mundo (III Reis, X, 20). As quais coisas,
todas perfeitissimamente convêm a esta sacratíssima Virgem, como a trono espiritual
d’Aquele verdadeiro Salomão, pacificador do Céu e da Terra” .
Por sua vez, São Tomás de Villanueva assim comenta:
“O trono de Salomão era de marfim e ouro finíssimo,
com seis degraus e dois braços. A Virgem é o trono de nosso pacífico Salomão, de
Nosso Senhor Jesus Cristo segundo a carne; a Virgem, digo, que Ele formou de
marfim e ouro finíssimo e limpíssimo, porque a criou puríssima e imaculada.
“Os seis degraus são as virtudes de todas as
hierarquias eclesiásticas que teve em si, isto é, patriarcas, profetas,
apóstolos, evangelistas, mártires, confessores, virgens, anacoretas. E os dois
braços, a criação e a preservação do pecado. Escultura maravilhosa e admirável
obra do Excelso”.
E São Pedro Damião diz que o “Nosso Salomão, não
somente o mais sábio dos Reis, mas a própria sabedoria do Pai, não apenas o Rei
Pacífico, mas nossa paz, [...] preparou para si um trono, o seio da puríssima
Virgem. Sobre esse trono repousa a Majestade que, com um sinal, abala a Terra.
[...]
“A substância do marfim merecia ser empregada nessa
obra maravilhosa e sem rival. O marfim, com efeito, resplandece de admirável
brancura; ele é sólido e resistente; ele é frio, de seu natural. Existe alvura mais
fulgurante que a virgindade de Maria, que atrai todos os olhares da admiração
da corte celeste? Há força maior do que aquela de que se serviu a própria força
de Deus, para arrebatar ao demônio suas armas?
Existe substância mais estranha a todo fogo impuro, do
que a substância sombreada pela virtude do Altíssimo, e defendida contra todo
pecado pela plenitude do Espírito Santo que desceu sobre ela?” 1
Trono
de Deus para os pecadores
Magnífico trono do Rei dos reis, “Maria é também um
trono de Deus para os pobres pecadores. São Paulo escrevendo aos hebreus nos
convida a nos aproximarmos d’Ela: «Aproximemo-nos com confiança, diz ele, do
trono da graça».
“Aqueles que pecaram, arrastados por maus desejos,
encontrarão misericórdia ao se aproximarem desse trono. Aqueles que pecaram por
ignorância e cegueira, obterão a graça de Deus, segundo a oportunidade do
momento: Utgratiam inveniamus in tempore opportuno.
“Maria será o trono de Deus no dia do juízo; trono do
qual partirá o raio para espantar os miseráveis, e que brilhará como o sol,
para ale grar os bons” 2
1) DAMIÃO, Pedro, Sermo 1 de Nativ. B. M Virg. Apud
JOURDAIN, Z-C. Op. cit. p. 215.
2) Idem, p. 536-537.