terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Maria, templo onde Jesus quer ser invocado



Ó Jesus que viveis em Maria, vinde e vivei em vossos servos, no espírito de vossa santidade, diz a conhecida Oração a Jesus vivendo em Maria. Comentando esta passagem da mesma, assim se exprime o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira:

“Jesus viveu em Maria, e, de Maria, Jesus se comunicou aos homens. Nossa Senhora é o sacrário onde está Nosso Senhor Jesus Cristo, e o santuário de dentro do qual todas as graças se difundem para o gênero humano.

“Por isso, devemos rezar a Jesus enquanto vivendo em Maria, porque Ele quer ser invocado dentro do seu templo, que é a Santíssima Virgem. Pedir a Ele o quê? Que Ele venha e viva em nós, como vivia n’Ela.

“Viver em nós, quer dizer, é ter o espírito da santidade de Jesus Cristo, que é o espírito da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. E é, portanto, o espírito ultramontano», a expressão mais característica do espírito da Santa Igreja.

“Isto é o que devemos pedir a Jesus, por meio de Nossa Senhora, enquanto vivendo n’Ela.”

CORREA DE OLIVEIRA, Plinio. Conferência em 23/5/1966. (Arquivo pessoal).


Habitação ornada com as mais belas prendas

E Santo Afonso de Ligório, citando o Doutor Angélico, comenta:

“Devem ser santas e limpas todas as coisas destinadas para Deus. Por isso David, ao traçar o plano do templo de Jerusalém com a magnificência digna do Senhor, exclamou: Não se prepara a morada para algum homem, mas para Deus (IPar. XXIX, 1). Ora, o soberano Criador havia destinado Maria para Mãe de seu próprio Filho. Não devia, então, adornar-Lhe a alma com todas as mais belas prendas, tornando-A digna habitação de um Deus?

“Afirma o Beato Dionísio Cartuxo: O divino artífice do universo queria preparar para seu Filho uma digna habitação, e por isso ornou Maria com as mais encantadoras graças. Dessa verdade assegura-nos a própria Igreja. Na oração depois da Salve Rainha, atesta que Deus preparou o corpo e a alma da Santíssima Virgem, para serem na Terra digna habitação de seu Unigênito” 17


A morada do Rei Crucificado

Finalmente, outro aspecto — talvez mais sublime que os demais — de Maria Santíssima enquanto casa de Deus, nos é apresentado por Santo Ambrósio, o pai da Mariologia ocidental. Comentando o Evangelho de São Lucas (XXIII, 33-49), designa ele a Nossa Senhora, junto à Cruz, como sendo “a morada do Rei” 18

A isto observa, por sua vez, o beneditino D. Manuel Bonaño: “A Virgem é a corte, o palácio, a morada por excelência do grande Rei. Aos pés da Cruz, quando Nosso Senhor é por todos abandonado, Ela continua sendo sua morada, como o foi na Encarnação” 19

17) LIGUORI, Afonso Maria de. Glórias de Maria Santíssima, 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1964. p. 192.

18) AMBROSIO. Obras de San Ambrosio: Tratado sobre el Evangelio de San Lucas. Madrid: BAC, 1966. Vol. I. p. 612.
19) BONAÑO, Manuel. In: AMBROSIO. Loc. cit.