domingo, 17 de fevereiro de 2013

Do templo a mesa ornou-Vos em figura


Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora

Do templo a mesa ornou-Vos em figura

Este louvor que rendemos à Santíssima Virgem se relaciona com a seguinte passagem do Êxodo (25, 23-30), quando, no alto do Sinai, o Senhor ordenou a Moisés a construção do tabernáculo destinado ao culto divino:

“Farás também uma mesa de pau de setim 23, que tenha dois côvados 24 de comprimento, um côvado de largura, e côvado e meio de altura. E cobri-la-ás de ouro puríssimo, e far-lhe-ás uma moldura de ouro em roda, e (porás) sobre a mesma moldura uma coroa entalhada, de quatro dedos de altura; e sobre esta, outra coroa de ouro.

“Farás também quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos da mesma mesa, uma em cada pé. As argolas de ouro estarão da parte de baixo da coroa para se meterem por ela varais, e a mesa possa ser transportada. E farás varais de pau de setim, e os cobrirás de ouro, e servirão para transportar a mesa. Prepararás também pratos, copos, incensórios e taças de ouro puríssimo, em que se deverão oferecer as libações. E porás sempre sobre a mesa os pães da preposição na minha presença.”

Os doze pães da proposição representavam as doze tribos de Israel, que assim ficavam, simbolicamente, em perene homenagem ante o Criador. Esses pães só podiam ser consumidos por pessoas consagradas ao divino serviço, como eram os sacerdotes e levitas 25.

Mesa sobre a qual repousou o Pão da Vida

Porém, aqueles pães encerravam simbolismo ainda mais elevado: eram imagens do verdadeiro Pão da proposição, Nosso Senhor Jesus Cristo. E a mesa sobre a qual se achavam prefigurava, por sua vez, a Santa Mãe de Deus. Assim pensa o Pe. Terrien, que nos diz: “Se Cristo é o pão sagrado da proposição, pão vivo e vivificante, Maria é a mesa sobre a qual Ele foi posto” 26

A mesma opinião encontramos no Pe. Jourdain, segundo o qual, “Maria é a mesa mística magnificamente ornada e feita de madeira incorruptível, que Deus preparou para os que se comprazem na meditação das coisas divinas. Ela é a mesa santa e sagrada, portando o Pão da Vida, Jesus Cristo Nosso Senhor, o sustentáculo do mundo. Pela Encarnação, trouxe Maria [em seu imaculado seio] esse Pão que é o próprio Deus, unindo à sua divindade a natureza que recebemos de Adão, e comunicando, àqueles que d’Ele se nutrem, uma nova vida e a graça de se tornarem semelhantes a Deus” 27

24) Côvado: antiga medida de comprimento, que tinha três palmos e correspondia a 66 centímetros.
25) Cfr. PEQUENO OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO em latim e português com comentários. São Paulo: Paulinas, 1956. p. 92.
26) TERRIEN, J.-B. La Mère de Dieu et la Mère des Hommes. 8. ed. Paris; P. Lethielleux, 1902. Vol. I. p. 120.
27) JOURDAIN, Z.-C. Somme des Grandeurs de Marie. Paris; Hippolyte Walzer, 1900. Vol. I. p. 467-468.