domingo, 3 de fevereiro de 2013

Virgem prudentíssima

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora
 Salve, prudente Virgem
Esta homenagem a Nossa Senhora tem como ponto de referência a parábola narrada pelo Divino Mestre quando, às vésperas da Paixão, recomendava aos homens vigilância e prudência (Mt. XXV, 1-13):
“Então será semelhante o reino dos Céus a dez virgens, que, tomando suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Cinco delas eram loucas, e cinco prudentes. As cinco loucas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo; as prudentes, porém, levaram azeite nos seus vasos juntamente com as lâmpadas. E, tardando o esposo, começaram a toscanejar todas, e adormeceram. À meia noite, ouviu-se um clamor: Eis que vem o esposo, saí ao seu encontro. Então levantaram-se todas aquelas virgens, e prepararam suas lâmpadas. As loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque se nos extinguem as lâmpadas. Responderam as prudentes, dizendo: Para que não suceda talvez faltar-nos ele a nós e a vós, ide antes ao que o vendem, e comprai-o para vós. Mas, enquanto elas foram comprá-lo chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele a celebrar as bodas, e foi fechada a porta. Mais tarde vieram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos! Ele, porém, respondeu: Na verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.”
A Virgem prudentíssima
Maria Santíssima é a “Virgem prudente que soube manter bem acesa sua lâmpada, alimentando-a abundantemente com o azeite da divina graça, aguardando o Esposo para as bodas de Deus com a humanidade, na Encarnação”4.
A prudência de Nossa Senhora é uma de suas glórias, sempre admirada pelos Santos e autores eclesiásticos.
Para Santo Efrém, Maria é “a primeira de todas as criaturas, prudentíssima, sagacíssima e iluminadora Virgem”5.
Santo Ildefonso escreve: “Não se trata de uma Virgem qualquer, senão uma do número das prudentes e a primeira entre as primeiras, que segue o Cordeiro com a maior proximidade, aonde quer que Este vá” 6.
Salienta o piedoso Abade Raimundo Jordão: “Virgem disciplinada no pensamento, no ouvir, no olhar, no olfato, no paladar, no riso, na fala, no tato, no andar e em todo o movimento, de modo que d’Ela se diz: «A boca do homem prudente é procurada na assembleia e os outros pensarão nas suas palavras dentro dos seus corações» (Ecles. XXI, 20)”7.
Exclama Santa Catarina de Siena: “Ó Maria, vaso de humildade em que arde a luz do verdadeiro conhecimento, com a qual Vos elevastes acima de Vós mesma e agradastes por isto ao Padre Eterno, e Ele Vos arrebatou e atraiu a si, amando-Vos com singular amor! [...] O Maria, porque tivestes esta luz, não fostes néscia, mas prudente” 8
E São Bernardo comenta: “Não era [Maria] das virgens fátuas, mas Virgem prudente, [...] cuja ardentíssima lâmpada foi um assombro para os mesmos Anjos de luz, de modo que diziam: «Quem é esta que caminha como a aurora que se levanta, formosa como a lua, eleita como o sol?» Porque mais claramente que todas as outras, brilhava Aquela a quem enchera do azeite da graça o próprio Cristo Jesus, Filho seu e Senhor nosso”9.


4) PEQUENO OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO em latim e português com comentários. São Paulo: Paulinas, 1956. P. 89-90.
5) EFRÉM. Serm. de Ss. Dei Genit, VM laudibus. Apud ALASTRUEY, Gregório. Tratado de la Virgen Santísima, 3. ed. Madrid: BAC, 1952. p. 304.
6) ILDEFONSO. Semi. 1, DeAssumpt. B.M.VApud ALASTRUEY, Gregório.
7) JORDÃO. Raimundo. Conten ipl. de B. T’iigine 8, Apud ALASTRUEY, Gregório. Loe,
8) SIENA, Catarina de. El Dialogo. Madrid: BAC, 1955. p. 600-601.
9) BERNARDO. Obras Completas. Madrid: BAC, 1953. Vol. I. p.711-712.