sábado, 5 de janeiro de 2013

Gratidão a Deus

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora

V Bendigamos ao Senhor
R. Demos graças a Deus.
Gratidão a Deus por ter criado Nossa Senhora
Depois de se repetirem os versículos com os quais invocamos, novamente, a intercessão da Santíssima Virgem, externamos nosso entranhado e filial reconhecimento a Deus.
É exortação constante dos autores eclesiásticos que “sempre e por tudo devemos dar graças a nosso Criador”  “não apenas pelos grandes benefícios, senão também pelos pequenos”
“Feliz o homem — exclama São Bernardo — que a cada um dos bens da graça volta-se Àquele em quem está a plenitude das graças; e, ao mostrar-nos agradecidos pelos favores recebidos, nos dispomos a merecer graças ainda maiores. Somente nossa ingratidão nos impede em absoluto de progredir na vida perfeita, pois, reputando o doador que em certo modo se frustrou do que o ingrato recebeu, cuida-se doravante de não dar tanto ao mesmo para tanto não perder.
“Feliz, pois, o que rende não pequenas graças, ainda pelos mínimos benefícios.
“Portanto, encareço-vos, irmãos, [...) que nos humilhemos mais e mais, sob a poderosa mão de Deus, e que procuremos estar longe deste grande e péssimo vício da ingratidão, para que, ocupando-nos com toda devoção na ação de graças, atraiamos sobre nós a graça de nosso Deus, a única que pode salvar nossas almas. E não só nos mostremos agradecidos com língua e palavra, mas com obra e verdade, porque não é tanto a verbosidade como a ação de graças o que exige de nós o doador de todas as graças, Nosso Senhor, que é bendito pelos séculos”
É fora de dúvida que um dos maiores benefícios pelos quais devemos gratidão e louvor ao Altíssimo, é a existência de sua e nossa Imaculada Mãe. Por isso, digamos com São João Eudes: “Ó grande Deus, que sempre sejais bendito por vossos eternos planos de nos dar este imenso tesouro! [...] Graças infindas vos sejam dadas, ó adorabilíssima Trindade, por todos os favores com que haveis enriquecido a esta Virgem incomparável. [...] Que o Céu e a Terra, os Anjos e os homens, e todas as criaturas por isto Vos bendigam e incessantemente Vos glorifiquem!” 96


96) EUDES, Juan. La Infancia Admirable de la Santísima Madre de Dios. Bogotá: San Juan Eudes, 1957. p. 48 e 67.