terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Comentários do Hino do pequeno Ofício de Nossa Senhora

Após os versículos iniciais, comentados em Matinas, o presente Hino canta as honras da Virgem Imaculada, santa desde o primeiro instante de seu seis isenta de toda mancha de pecado.
Maria Santíssima, nesta Hora, será louvada como a única criatura digna de ser Mãe de Deus, e que assim se constitui como a porta pela qual, obrigatoriamente, entram todos os justos no Céu, como afirma o santo cartuxo: “Quem se salvará? Quem conseguirá reinar no paraíso? Aqueles, sem dúvida, por quem tiver rogado a Mãe de misericórdia” .
Nossa Senhora será cultuada como a Restauradora da Ordem: “O que fez Eva, associada a Adão, para a ruína do género humano, foi reparado por Maria, nova Eva, associada a Cristo, novo Adão”2
“É Ela a Virgem prudentíssima, em cujo Imaculado Coração ardeu continuamente a lâmpada do amor divino, sem qualquer apego às coisas terrenas” . Digna mansão que edificou para si a eterna Sabedoria, Maria recebeu em seu seio virginal o  verdadeiro Pão da Vida, Jesus Cristo Nosso Senhor.
Anunciada pelos lábios de Balaão, Nossa Senhora é a Estrela de Jacob que, na proteção dos seus filhos, aterroriza e resiste de forma invencível ao demônio.