domingo, 23 de dezembro de 2012

Salve Rainha

MATINAS
V. Entoai agora, lábios meus,
R. Glórias e dons da Virgem Mãe de Deus.
V. Em meu socorro vinde já, Senhora.
R. Do inimigo livrai-me, vencedora.
Glória ao Padre...
HINO
Salve, ó Virgem Mãe, Senhora minha,
Estrela da Manhã, do Céu Rainha,
Cheia de graça sois; salve, luz pura,
Valei ao mundo e a toda criatura.
Para Mãe o Senhor Vos destinou
Do que os mares, a Terra e Céus criou.
Preservou Ele a vossa Conceição
Da mancha que nós temos em Adão. Amém.

V. Deus A escolheu e predestinou.
R. No seu tabernáculo A fez ha bita r
V. Protegei, Senhora, a minha oração.
R. E chegue até Vós o meu clamor
Oremos. Santa Maria, Rainha dos Céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e Dominadora do mundo, que a ninguém desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim, os olhos de vossa piedade e alcançai-me de vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que, venerando agora afetuosamente a vossa Imaculada Conceição, consiga depois a coroa da eterna bem-aventurança: por mercê do mesmo vosso Filho Jesus Cristo, Senhor nosso, que com o Padre e o Espírito Santo vive e reina em unidade perfeita, Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.


Comentário do seguinte trecho do Ofício de Nossa Senhora
Oremos:
Santa Maria, Rainha dos Céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e Dominadora do mundo...
As invocações iniciais desta oração que se repete em todas as horas do Pequeno Ofício, nos recorda alguns dos principais títulos com que honramos a Virgem ao longo deste saltério, comentados em seus respectivos lugares. Em seguida dizemos:
... que a ninguém desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim, os olhos de vossa piedade; e alcançai-me de vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados...
Olhos sobremaneira misericordiosos
Com grande afeto dirigia, certa vez, Santa Gertrudes estas palavras à Nossa Senhora: “Esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei”. Apareceu-lhe então a Virgem Santíssima com o Menino Jesus nos braços, e mostrando-lhe os olhos de seu Divino Filho, disse: “Estes são meus olhos sobremaneira misericordiosos que posso proveitosamente inclinar sobre quantos me invocam, enriquecendo-os com abundante fruto de salvação eterna”
Semelhante é o exemplo que registra Santo Afonso, em seus comentários à Salve Rainha: “Chorando certa vez um pecador diante de uma imagem de Maria, e pedindo-Lhe que lhe alcançasse de Deus o perdão de seus pecados, viu a Bem-aventurada Virgem voltar-se para o Menino que tinha nos braços e Lhe dizer: «Filho, perder-se-ão estas lágrimas?» Reconheceu o infeliz que Jesus Cristo lhe concedera o perdão.
“E como poderia perecer quem se encomenda a esta boa Mãe? Não Lhe prometeu seu Divino Filho usar de misericórdia por seu amor e segundo seu desejo, para com todos os que a Ela recorrem? Tal foi a promessa que Santa Brígida ouviu o Senhor fazer à sua Mãe. [...1
“Se, por causa de nossos pecados, nos invadir a desconfiança, digamos com Guilherme de Paris: «Ó Senhora minha, não me lanceis em rosto meus pecados, porque lhes oporei vossa grande misericórdia. Jamais se diga que minhas culpas puderam contrabalançar no juízo a vossa misericórdia. Pois esta é muito mais eficaz para obter-me o perdão, que todos os meus pecados para valerem-me a condenação»” 88
Maria reconcilia os pecadores com Deus
No mesmo sentido se exprime o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira:
“Nossa Senhora tem olhos de misericórdia, e um simples olhar d’Ela pode nos salvar. Sua doçura é invariável, seu auxílio ilimitado, pronto a nos atender a qualquer momento, sobretudo nas dificuldades de nossa vida espiritual. Estas costumam ser de duas ordens.
“Em primeiro lugar, a crise que se poderia chamar clássica, quando a pessoa se sente tentada e, portanto, hesitante entre o bem e o mal, com a possibilidade de ser arrojada no precipício do pecado de um momento para outro. É bem evidente que Maria é nosso auxilio, na plenitude do termo, nessas circunstâncias.
“Contudo, a solicitude da Mãe de misericórdia se volta também para aquele que se encontra em apuro espiritual muito mais grave, e que se traduz por esta súplica: «Minha Mãe, eu, sucumbindo ao peso da tentação, não andei bem. Pequei. Tenho o receio de me habituar ao pecado e de nele me embrutecer. Por outro lado, imensa é a minha vontade de me regenerar. Sei que não mereço a vossa proteção; mas, porque sois a Auxiliadora de todos os cristãos, não apenas dos bons, senão até dos mais miseráveis, peço-Vos: vinde e auxiliai-me».
“Portanto, nessa visualização, é o próprio fato de se ter caído em pecado que se alega diante de Nossa Senhora, como razão para obter seu socorro. E o desamparado que encontra no seu infortúnio o motivo pelo qual deve implorar a misericórdia de Maria.
“E está na missão da Santíssima Virgem, é o movimento profundo de seu coração materno, reconciliar os pecadores com Deus. Porque a Mãe tem bondades, ternuras, indulgências e paciências que outros não possuem. Ela pede, então, ao seu Divino Filho por nós, e nos obtém uma série de graças, um sem número de perdões que jamais alcançaríamos sem a sua intercessão” 89
Continua no próximo post