quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Perseverança final

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora
... para que, venerando agora, afetuosamente, a vossa imaculada Conceição, consiga depois, a coroa da eterna bem-aventurança.
A graça da perseverança final
Encerrando, rogamos o dom da perseverança final e nosso ingresso na celeste beatitude.
“Maria, porque é nossa Mãe, deseja sobretudo a eterna salvação de seus filhos, pelos quais intercede.
“A vida presente passa, com felicidades, com infelicidades, com tropeços; ela um dia acaba, e é a eternidade que fica. Por isso, o mais importante é salvarmos nossas almas, para as quais a Santíssima Virgem obtém de Deus graças e virtudes.
“Peçamos a Ela, Rainha dos Corações, por cujas mãos Deus governa a História e o mundo, que mova nossas almas segundo os seus desígnios, e nos alcance a eterna beatitude” 90
Portanto, unamos nossas vozes à do grande São Bernardo, que assim se dirigia à Santa Mãe de Deus: “Ó bendita Virgem, que achastes a graça, Mãe da vida, Mãe da salvação! Por meio de Vós chegamos a vosso Filho, por Vós nos receba O que por Vós se deu a nós. Escuse diante d’Ele vossa integridade as culpas de nossa corrupção, e vossa humildade tão grata a Deus alcance o perdão de nossa vaidade. A vossa copiosa caridade cubra a multidão de nossos pecados, e vossa fecundidade gloriosa nos dê a fecundidade das boas obras. Senhora nossa, Medianeira nossa e nossa Advogada, reconciliai-nos com vosso Filho.
“O Bendita, pela graça que achastes, pelo privilégio que merecestes, pela misericórdia que engendrastes, fazei que Aquele que por meio de Vós se dignou tornar-se partícipe de nossa enfermidade e miséria, por vossa intercessão também nos faça participantes de sua glória e bem-aventurança!” 91
90 Cfr. CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Conferência em 10/9/1989. (Arquivo pessoal).
91) BERNARDO. Obras Completas. Madrid: BAC, 1953. Vol. I. p. 166.