sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Predestinação de Nossa Senhora


Continuação dos comentários ao pequeno Ofício de Nossa Senhora
MATINAS
V. Entoai agora, lábios meus,
R. Glórias e dons da Virgem Mãe de Deus.
V. Em meu socorro vinde já, Senhora.
R. Do inimigo livrai-me, vencedora.
Glória ao Padre...
HINO
Salve, ó Virgem Mãe, Senhora minha,
Estrela da Manhã, do Céu Rainha,
Cheia de graça sois; salve, luz pura,
Valei ao mundo e a toda criatura.
Para Mãe o Senhor Vos destinou
Do que os mares, a Terra e Céus criou.
Preservou Ele a vossa Conceição
Da mancha que nós temos em Adão. Amém.

V. Deus A escolheu e predestinou.
R. No seu tabernáculo A fez habitar.
V. Protegei, Senhora, a minha oração.
R. E chegue até Vós o meu clamor
Oremos. Santa Maria, Rainha dos Céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e Dominadora do mundo, que a ninguém desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim, os olhos de vossa piedade e alcançai-me de vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que, venerando agora afetuosamente a vossa Imaculada Conceição, consiga depois a coroa da eterna bem-aventurança: por mercê do mesmo vosso Filho Jesus Cristo, Senhor nosso, que com o Padre e o Espírito Santo vive e reina em unidade perfeita, Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.
V Protegei, Senhora, a minha oração.
R. E chegue até Vós o meu clamor
V Bendigamos ao Senhor.
R. Demos graças a Deus.
V. As almas dos fiéis defuntos, por misericórdia de Deus, descansem em paz.
R.Amém.
 
V. Deus A escolheu e predestinou
Entre as infinitas criaturas possíveis, Deus escolheu e predestinou a sua Virgem. Outras não foram as palavras de Pio IX na célebre Bula em que definiu o dogma da Imaculada Conceição:
“Desde o princípio e antes dos séculos, escolheu e pre-ordenou [Deus] para seu Filho uma Mãe, na qual Ele se encarnaria, e da qual, depois, na feliz plenitude dos tempos, nasceria; e, de preferência a qualquer outra criatura, fê-la alvo de tanto amor, a ponto de se comprazer n’Ela com singularíssima benevolência” .
Gloriosa parte nos desígnios de Deus
Com efeito, escreve o Fr. Royo Marín: “depois de Cristo-Homem, Primogênito de toda criatura, a ninguém amou mais o Pai do que Àquela que no tempo havia de ser a Mãe de seu Filho encarnado”
O mesmo nos ensina o insigne mariólogo Nicolas, segundo o qual a Santíssima Virgem Maria foi “predestinada entre todas as criaturas para ocupar um posto infinitamente superior ao de todos os eleitos.
“Depois de Jesus, e muito antes do que sobre todos os seus irmãos, Deus fixou sobre Ela o eterno olhar de sua complacência, aquele olhar onipotente que, onde quer que se fixe, produz a vida, como o sol faz ressaltar os corpos que reveste e tinge de sua luz” 81
E São Tomás de Villanueva explica que, “embora na mente e eleição de Deus não haja prioridade de tempo — pois tudo foi escolhido desde a eternidade — existe, sem embargo, a prioridade da dignidade, porque alguns foram eleitos para um grau de dignidade maior que outros. Por isso dizemos que a Virgem foi constituída e escolhida singularmente, [...] porque o foi para uma glória eminente e única, pelo que canta d’Ela a Igreja: Deus A elegeu e predestinou” 82
Recolhendo a opinião de santos autores, acrescenta o Pe. Jourdain:
“São Tomás de Aquino ensina expressamente que Cristo, sendo a Sabedoria incriada, não pode ser chamado mera criatura. Assim, não é em louvor de Jesus Cristo, mas de Maria, que a Igreja repete estas palavras do Eclesiástico, na Santa Liturgia: «Eu saí da boca do Altíssimo, primogênita antes de toda criatura... Fui criada desde o começo, e antes de todos os séculos»; e estas outras palavras tiradas do livro dos Provérbios (VIII, 2): «Fui concebida antes das colinas», quer dizer, segundo o pensamento de Santo Agostinho, «Deus me concebeu antes das mais sublimes criaturas, antes dos Anjos e dos Santos, não só para que Eu fosse santa, mas a Mãe de Santos, como deles é Jesus Cristo o Pai, o Príncipe e o Chefe supremo». [...]
“[Assim], concordam todos os teólogos em considerar Maria como a obra-prima do poder divino; reconhecem todos que, nos desígnios de Deus, recebeu Ela a mais bela parte e a mais gloriosa” 83