quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Predestinação de Nossa Senhora

HINO
Salve, ó Virgem Mãe, Senhora minha,
Estrela da Manhã, do Céu Rainha,
Cheia de graça sois; salve, luz pura,
Valei ao mundo e a toda criatura.
Para Mãe o Senhor Vos destinou
Do que os mares, a Terra e Céus criou.
Preservou Ele a vossa Conceição
Da mancha que nós temos em Adão. Amém.

Predestinação de Nossa Senhora
Remontam à eternidade os incomparáveis privilégios concedidos pelo Criador à Virgem Santíssima, com sua predestinação à augusta missão de ser Mãe de Deus.
Os Padres da Igreja, fiéis intérpretes das Sagradas Escrituras, reconheceram a predestinação de Maria à maternidade divina.
Santo Agostinho diz que antes de Nosso Senhor Jesus Cristo nascer de Maria, Ele A conheceu e predestinou para ser sua Mãe57.
E São João Damasceno, dirigindo-se à Virgem Maria: “Porque o decreto de predestinação nasce do amor como de sua primeira raiz, Deus, soberano mestre de todas as coisas, que Vos sabia previamente digna de seu amor, Vos amou; e, porque Vos amava, Vos predestinou” 58
“Ó Virgem — exclama São Bernardino de Siena — Vós fostes predestinada no pensamento divino antes de toda criatura, para dar a vida ao mesmo Deus que quis se revestir de nossa humanidade”59 .
Santo André de Creta, em seu discurso sobre a Assunção de Maria, exprime o mesmo pensamento: “Esta Virgem é a manifestação dos mistérios da incompreensibilidade divina, o fim ao qual Deus se propôs antes de todos os séculos” 6o.
E São Bernardo: “Foi enviado o Anjo Gabriel a uma virgem (Lc. I, 26-27). Virgem no corpo, virgem na alma; [...] não encontrada ao acaso ou sem especial providência, mas escolhida desde todos os séculos, conhecida na presença do Altíssimo que A predestinou para [ser um dia sua Mãe; guardada pelos Anjos, designada antecipadamente pelos antigos Padres, prometida pelos profetas”61 .
Excelências da predestinação de Maria
Acompanhemos a exposição que deste sublime mistério nos faz o santo historiador da infância de Maria:
“A predestinação da Santíssima Virgem está enobrecida e realçada com várias e assinaladas mercês. E a primeira é que tem sua origem e princípio no infinito amor do Padre Eterno para com seu Filho Jesus, no amor imenso para com Maria sua Filha muito amada, e em sua inconcebível caridade para conosco.
“Porque o amor incompreensível que este adorável Pai tem a seu Filho, levou-O a escolher para o mesmo, desde toda a eternidade, uma Mãe que fosse digna d’Ele. [..] O amor inefável deste santo Pai para com sua Filha Maria, que é o primeiro objeto de seu amor depois de seu amado Filho, obrigou-O a predestiná-La em seu eterno conselho para que fosse a Mãe, a Aia e a Nutriz de seu Verbo Encarnado, a Rainha dos Anjos, a Soberana do Céu e da Terra, a Imperatriz do universo. [...]
“A caridade sem igual deste Pai de misericórdias para conosco, fê-Lo conceber desde toda a eternidade o desígnio de fazer nascer na Terra a esta incomparável Virgem, para por meio d’Ela nos dar um Redentor, e associá-La ao mesmo, na obra de nossa reparação. Eis a origem desta eterna eleição, mercê que A eleva infinitamente acima das predestinações de todos os escolhidos.
56 BERNARDO. Obras Completas. Madrid: BAC, 1953. Vol. I. p. 572.
57Cfr. AGUSTIN. Obras de San Ag-ustin, Tratado sobre el Evangelio de San Juan. 3. ed.Madrid: BAC, 2005. Vol. XIII. p. 200.
58 DAMASCENO, João. Orat. I, de Nativ. Mariae. Apud JOURDAIN, Z-C. Somme des Grandeurs de Marie. Paris: Hippolyte Waizer, 1900. Vol. I. p. 8.
59) SIENA, Bernardino de. Apud JOURDAIN, Z.-C. Somme des Grandeurs de Marie. Paris: Hippolyte Waizer, 1900.Vol. I. p. 5.
60) CRETA, André de. Apud JOURDAIN, Z.-C. Loc. cit.