terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Maria, Mãe e Benfeitora do mundo

Dessa insondável proteção de Maria Santíssima são devedores, não apenas os homens, mas também todas as coisas criadas.
Com razão, pois, é Ela chamada Mãe do mundo.
Ouçamos o renomado jesuíta Pc. Terrien: “O mundo material recebeu tais bens por intermédio de Maria, que Ela pode ser considerada, em sentido impróprio, sua Mãe. [...]
“[Assim exprime] Eádmero a inapreciável vantagem que a criacão material recebeu de Deus, pelo ministério da Santíssima Virgem: [...] «As criaturas deviam ser como uma escada que permitisse ao homem elevar-se ao seu comum Autor e a consideração da natureza havia de conduzi-lo ao conhecimento dos esplendores divinos. Esta dignidade elas a perderam [em consequência da queda de Adão]. Lamentável prejuízo que duraria até o momento em que veio ao mundo, por intermédio de Maria, o Redentor Então retomou o homem ao conhecimento de Deus, graças ao Cordeiro; ao mesmo tempo, as criaturas readquiriram sua primitiva condição e foram restabelecidas em sua antiga honra.
“«Ora, este grande bem, a quem o atribuiremos, senão Àquela cujo seio virginal introduziu no mundo o Cristo, Salvador da natureza humana e, por conseguinte, reparador dos privilégios de toda a criação?
“«[Em vista disso], quem nos acompanhou nesta meditação, estime tudo o que as criaturas inteligentes ou as privadas de razão devem a esta Sacratíssima Virgem, [...] pela qual a natureza das coisas recuperou inestimáveis bens, e o mundo recebeu a insigne graça de ser reerguido de uma tão profunda decadência»”
Para Maria se voltam os olhares de todas as criaturas
Diante dessa inesgotável solicitude de Nossa Senhora para com as criaturas, podemos nos associar à fervorosa exclamação de São Bernardo:
“Ó Maria! É para Vós, como para o centro da Terra, como para a Arca de Deus, como para a causa das coisas, como para a estupenda obra dos séculos, que se voltam os olhares dos habitantes do  Céu e da Terra, dos tempos passados, presentes e futuros. [...] Por isso Vos chamarão bem-aventurada todas as nações, ó Mãe de Deus, Senhora do mundo, Rainha do Céu, [...] pois para todas engendrastes a vida e a glória. Em Vós acham os Anjos a alegria, os justos a graça, os pecadores o perdão para sempre. Com razão, portanto, põem em Vós seus olhos todas as criaturas, porque em Vós, por Vós e de Vós a benigna mão do Onipotente refez tudo o que Ele havia criado”