domingo, 9 de dezembro de 2012

A Imaculada Conceição

HINO
Salve, ó Virgem Mãe, Senhora minha,
Estrela da Manhã, do Céu Rainha,
Cheia de graça sois; salve, luz pura,
Valei ao mundo e a toda criatura.
Para Mãe o Senhor Vos destinou
Do que os mares, a Terra e Céus criou.
Preservou Ele a vossa Conceição
Da mancha que nós temos em Adão. Amém.
A Imaculada Conceição
“Sessenta são as rainhas, e oitenta as esposas de segunda ordem, e inúmeras as donzelas; uma só, porém, é a pomba minha e a minha perfeita” (Cânt. VI, 7-8).
Aplicando a Nossa Senhora essa passagem do Cântico dos Cânticos, comenta São Tomás de Villanueva: “É única; se buscas outra pomba, não a encontrarás. É única, sozinha e sem mancha. É a única que não esteve sujeita à lei da mancha comum. Uma só é a imaculada, e também uma só a perfeita. Não encontrarás outra sem mancha, e por isso é uma só a pomba. Não encontrarás outra tão perfeita, e por isso é a minha perfeita, única: puríssima sem exemplo, perfeita sem igual” 64
Maria Santíssima, a primeira na ordem ontológica entre todas as virgens, a propósito de sua concepção em graça recebeu do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira os seguintes louvores:
“Na bula Ineffabilis Deus, com a qual Pio IX definiu o dogma da Imaculada Conceição, encontra-se este trecho:
“«A doutrina que sustenta que a Beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada e imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus, e por isto deve ser crida firme e inviolavelmente por todos os fiéis» 65
“O Sumo Pontífice afirma, portanto, que Nossa Senhora, por uma graça singular e em vistas dos méritos de Cristo, a partir do primeiro instante de seu ser foi isenta da mancha do pecado original. Essa doutrina foi revelada por Deus, ou seja, está na Bíblia, e por isso deve ser «crida firme e inviolavelmente por todos os fiéis».
“Para se avaliar o extraordinário significado da Imaculada Conceição, é preciso ter em conta que, em consequência da queda de Adão, todos os seus descendentes haviam de nascer com o pecado original. Lamentável herança em virtude da qual os sentidos do homem continuamente se revoltam contra a sua razão, expondo-o a novos e incontáveis pecados.
“Durante milênios verificou-se, inexorável, essa lei da maldição. Em determinado momento, porém, os Anjos assistem atônitos a um fato sem precedentes na história da Humanidade decaída: Deus quebranta a funesta lei, e um ser é inteiramente concebido sem pecado original. É Nossa Senhora que surge imaculada, resplandecente, com todo o brilho e todo o fulgor de uma criatura perfeita, como o foram Adão e Eva ao saírem das mãos do Onipotente.
“Pode-se imaginar que, nesse sublime instante, um frêmito de júbilo e de glória percorreu todo o universo, acentuado pelo fato de que Maria, isenta do pecado original, era também a obra-prima da criação. Acima d’Ela haveria de estar, apenas, a humanidade santíssima de Nosso Senhor Jesus Cristo.
“Narra a Sagrada Escritura que o Padre Eterno, depois de concluída a obra da Criação, repousou na enlevada consideração do que Ele tinha feito.
“Descansou, porém, tendo-se proposto criar um ser que superasse em maravilha tudo o que até então sua onipotência realizara, uma mulher da qual haveria de nascer o Verbo Encarnado. E foi precisamente no momento da Conceição Imaculada de Nossa Senhora que Deus executou essa sua obra-prima” 66
64) VILLANUEVA, Tomas de. Obras. 3. ed. Madrid: BAC, 1952. p. 164-165.
65) Pio ix. Bula Ineffabilis Deus. In: Documentos Pontifícios. Petrópolis: Vozes, 1953. p. 20.
66) Cfr. CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Conferência em 7/12/1966. (Arquivo pessoal).
  Continua no próximo post