domingo, 21 de outubro de 2012

Pequeno Ofício da Imaculada Conceição

Comentários do Pequeno Ofício de Nossa Senhora em diversos posts. Acompanhe.

V. Em meu socorro vinde já , Senhora.
R. Do inimigo livrai-me, vencedora.
Afirma São Pedro (I Pdr. V, 8) estar o demônio a rugir como leão ao nosso redor, a fim de nos perder. Igualitário, desde aquele seu revoltoso brado non serviam, que o fez merecer os castigos eternos, tem ele ódio a qualquer superioridade, e por isso nos move incessante guerra para nos roubar a salvação.
Militia est vita hominis super terram (Jó VII,1). Nossa vida é constante combate contra um adversário naturalmente muito mais for te do que nós. Entretanto, poderosíssimo escudo nos foi dado: basta recorrermos à proteção da Bem-aventurada Virgem, que o auxílio vencedor nos virá de imediato.
Essa é a súplica que iniciará cada um dos Hinos do Pequeno Ofício.
Comenta o santo autor de “Glórias de Maria” que “em todas as batalhas contra o Inferno certamente seremos sempre vencedores, se recorrermos à Mãe de Deus e nossa. [...] Ela foi posta num alto trono, à vista de todos os potentados celestes, como palma em sinal de segura vitória, que a si mesmos podem prometer-se todos aqueles que se põem debaixo de seu patrocínio.
“Eu lancei ao alto os meus ramos como a palmeira em Cades» (Ecli. XXIV, 18), isto é, acrescenta Santo Alberto Magno, eu estendo minha mão sobre vós para vos proteger. «Filhos, parece Maria nos dizer quando o demônio vos assaltar, recorrei a Mim, olhai para Mim e tende ânimo, porque em Mim, que vos defendo, vereis juntamente a vossa vitória».
“Por isso o recorrer a Maria é um meio seguríssimo para vencer todos os assaltos do Inferno. [...]
Maria socorre prontamente os que A invocam
“[Por outra parte], vendo Maria nossas misérias — continua Santo Afonso —, se apressa a fim de nos socorrer com a sua misericórdia. Novarino acrescenta que n’Ela desconhece demoras o desejo de fazer-nos bem; e porque não é avara guardadora de suas graças, não tarda, como Mãe de misericórdia, em derramar sobre os seus servos os tesouros de sua benignidade.
“Oh! como é pronta esta boa Mãe para valer a quem A invoca! Explicando a passagem dos Cânticos (I 5), diz Ricardo de São Lourenço que Maria é tão veloz em exercer misericórdia para com quem Lha pede, como são velozes em suas corridas os cabritos. O mesmo autor assevera-nos que a compaixão de Maria se derrama sobre quem a pede, ainda que não medeiem outras orações mais que a de uma breve Ave-Maria.
Pelo que, atesta Novarino que a Santíssima Virgem não apenas corre, mas voa em auxilio de quantos A invocam. No exercício de sua misericórdia, Ela imita a Deus, que também voa sem demora em socorro dos que O chamam, porque é fidelíssimo no cumprimento da promessa: «Pedi e recebereis» (Jo. XVI, 24). Assim afirma Novarino. Do mesmo modo procede Maria. Quando é invocada, logo está pronta para ajudar a quem A chamou em seu auxilio”8