Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada
Verdadeira
criação no Espírito Santo
Referindo-se à miraculosa origem de Nossa Senhora, em
virtude de sua Imaculada Conceição, observa Fr. Bernard, O. P, que esta foi “uma
verdadeira criação no Espírito Santo, da qual resultaram a mais santa infância
e a mais santa adolescência, como nunca se viu semelhantes, e como jamais se há
de ver”
É o que, em outros termos, afirma São João Eudes: “Assim
como Jesus foi predestinado para ser Filho de Deus por obra do Espírito Santo,
assim Maria foi animada e possuída do mesmo Espírito, desde o primeiro instante
de sua vida, o qual A encheu de suas graças e A santificou sempre mais e mais,
durante o curso de sua infância, para dispô-La a conceber e dar à luz o Verbo
Eterno e a ser Mãe de Deus”
O santo franciscano Fr. Maximiliano Kolbe (1894-1941),
bela e ousadamente assinala essa íntima união da Terceira Pessoa da Santíssima
Trindade com Nossa Senhora: “Poder-se-ia quase dizer que a Imaculada é a Encarnação
do Espírito Santo” 76
O mesmo autor, em outro passo acrescenta:
“Na alma da Imaculada, o Dispensador de todas as
graças — o Espírito Santo — inabitou desde o primeiro instante da existência d’Ela,
assumindo-A e penetrando-A de tal maneira, que o nome de Esposa do Espírito
Santo significa apenas um remoto, tênue e imperfeito — embora verdadeiro —
esboço desta união” E
E A representou maravilhosamente em todas as
suas obras.
Excelso compêndio da criação
Comentando a passagem dos Provérbios (VIII, 22-31)
usada pela liturgia na celebração da Natividade de Nossa Senhora, escreve São João
Eudes:
“[Maria] estava presente com o Criador do universo,
quando Ele firmava os céus, regulava o movimentos dos astros, e cercava os abismos;
quando formava o ar e os ventos, e dava consistência às nuvens no alto; quando
fixava ao mar seus limites, para que as águas não ultrapassassem seu termo;
quando assentava os fundamentos da terra.
“Como se entende isto? De que maneira esta sagrada
Virgem estava com Deus na criação do mundo, e de que maneira fez tudo com Ele?
“Estava com Deus, porque Ele A levava sempre em seu
espírito e em seu coração, e considerava cuidadosamente todas as perfeições naturais
e sobrenaturais diversamente repartidas entre todas as criaturas, para um dia
recolhê-las e reuni-las todas juntas n’Aquela a quem havia destinado para ser a
Soberana do universo. Por esta razão Santo Epifânio A chama: «Mistério do Céu e
da Terra», porque Deus pôs nesta maravilhosa Virgem como num resumo e
compêndio, tudo o que há de formoso, bom e excelente na Terra e no Céu” 78
No mesmo sentido, transcreve o Pe. Jourdain este
comentário de um piedoso autor: “Deus se comprouve na criação dos Anjos, dos Arcanjos,
dos Querubins e dos Serafins; comprouve-se na criação do céu material, dos
astros, do sol, da Terra e das criaturas que ela encerra. Criando todos esses
seres, Deus prenunciava sua obra-prima por excelência, a criação de Maria, que
seria Ela mesma o prelúdio da criação da humanidade do Salvador. Tudo se
reportava a Jesus e a Maria, tudo a Eles representava, tudo preparava sua vinda
sobre a Terra para o resgate dos homens e a glorificação de Deus” .