Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora
Corpo preparado para a Encarnação
do Verbo
“É um
corpo em que será encerrado nove meses Aquele a quem os Céus não são capazes de
conter. As entranhas benditas deste santo corpo serão a morada feliz do Verbo
Encarnado. Seu leite virginal dará a vida ao que é o princípio de todas as
vidas dos homens e dos Anjos. Seus braços, suas mãos, seus pés, empregar-se-ão
em todos os ofícios que a Mãe de um Deus pode exercer para com um Filho-Deus.
“Se a
Igreja tem tanto respeito e veneração por todas as coisas que tocaram o divino
corpo do Salvador, como a Cruz, os cravos, os espinhos, os sudários de seu
sepulcro, e outras coisas semelhantes, que honra merecerá este corpo venerável
da Bem-aventurada Virgem, uma porção do qual é o corpo do Redentor?
“Depois
disto, não vos estranheis se a Santa Igreja e os Santos Padres dizem tantas
maravilhas da formosura e outras perfeições deste corpo incomparável. É uma
beleza admirável, e que será eternamente o objeto do encanto de todos os
habitantes do Céu.
Elogios dos Santos à beleza moral
e física de Nossa Senhora
“Vós
sois toda formosa, diz Santo Agostinho, toda agradável, toda amável, toda
gloriosa. Vós sois sem mácula nem ruga; estais adornada de toda beleza e
enriquecida de toda santidade. Sois mais santa em vossa carne virginal que todas
as virtudes do Céu. Sobrepujais a todas as mulheres na formosura de vosso corpo
e a todos os espíritos angélicos na excelência de vossa santidade».
«Seu
rosto é todo angélico, assim como sua alma», diz Ricardo de São Vítor.
«Toda a
natureza se apresentou ao Espírito Santo, diz o sábio e piedoso Gerson, no
momento da concepção de Maria, para recolher todas suas belezas que estavam
esparsas nas criaturas e uni-las na Rainha do Universo; e todas as virtudes a
Ele se ofereceram para fazer de Maria um mundo de santidade: a sabedoria se
ofereceu para organizar seu corpo; a pureza, para A revestir de si; a graça,
para animá-La; a prudência para Lhe dispor o cérebro; a caridade, para pôr seu
trono no coração; o pudor para Lhe cobrir a fronte; a doçura, para se colocar
em seus lábios; a modéstia e a virgindade para Lhe adornar todo o corpo com uma
santidade sem igual».
“«Irradiava
sobre seu rosto, diz Dionísio o Cartuxo, certo resplendor de beleza
sobrenatural, que A fazia tão admirável como amável; tão brilhante que era
necessário que Deus o moderasse para que pudesse conversar com os homens». O
que não é para admirar. Também o rosto de Moisés, depois de ter tratado com Deus
sobre a montanha, aparecia tão luminoso que, não podendo o povo suportar seu
fulgor, viu-se ele obrigado a cobri-lo com um véu.
“Enquanto
esteve na Terra esta sagrada Virgem, vinham os cristãos de toda a parte,
segundo o testemunho de Santo Inácio mártir, para ver o rosto admirável deste prodígio
de formosura e de santidade.
“Por
fim, esta beleza, tanto do corpo como da alma, é tão extraordinária, diz São
Bernardo, que constitui o objeto de admiração não apenas dos Anjos, mas até do
Rei dos Anjos, cujo coração ela arrebata. Porque, fixando seus divinos olhos na
formosura corporal e espiritual desta Rainha das virgens, o soberano Monarca do
universo se expressa nestes termos de arroubamento: «Como és formosa, amiga minha,
como és formosa!» (Cânt. IV, 1). E diz duas vezes «como és formosa», para
distinguir a beleza do corpo e a da alma.
“Julgai
que beleza é esta que merece ser o objeto das admirações de um Deus, e
arrebatar seu coração, segundo estas palavras do Espírito Santo: «O Rei se
enamorará de tua formosura» (Si. XLIV, 12). E notai com Santo Ambrósio, São
Tomás e outros teólogos, que foi um privilégio desta incomparável beleza da
Rainha dos Anjos, o de nunca dar ocasião a nenhum pensamento ou sentimento
oposto à pureza, senão que, muito pelo contrário, imprimia amor à castidade nos
corações que a viam” 1
1)
EUDES, Juan. La Infancia Admirable de la Santísima Madre de Dios. Bogotá: San
Juan Eudes, 1957. p. 178-182.