quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Toda sois formosa, ó Mãe querida (cont)

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora 
Beleza realçada pela vitória sobre o demônio
Essa incomparável formosura de Nossa Senhora se torna ainda mais saliente quando Ela nos aparece esmagando sob seus pés a cabeça da serpente infernal. Assim o comenta o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira:
“Na Bula Ineffabilis Deus, com que definiu o dogma da Imaculada Conceição, o Papa Pio IX assim se exprime: «E depois reafirmamos a nossa mais confiante esperança na Beatíssima Virgem que, toda bela e imaculada, esmagou a cabeça venenosa da crudelíssima serpente, e trouxe a salvação ao mundo».
“É interessante notar como o Sumo Pontífice reúne, no mesmo pensamento, a beleza e o poder de Nossa Senhora. De outro lado, evoca ele, por contraste, a hediondez e a fraqueza do demônio, o qual é esmagado por Ela.
“Portanto, uma vez que existe a diabólica serpente, a beleza e a perfeição da Santíssima Virgem só se manifestam completas porque Ela triunfa, vence e esmaga o demônio. Satanás é um escabelo aos pés d’Ela. Sendo Maria imaculada e soberanamente linda, não basta que todas as criaturas deste mundo, as do Céu e as do Purgatório Lhe prestem homenagem: importa que o inimigo esteja quebrado sob seu calcanhar.
“Uma perfeita consideração do esplendor de Nossa Senhora envolve, portanto, a ideia do demônio estraçalhado e humilhado por Ela. Essa vitória sobre Satanás resulta em particular brilho na celestial beleza da Imaculada Conceição” 1

1) CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Conferência em 8/12/1965. (Arquivo pessoal).