terça-feira, 7 de julho de 2015

O Filho de Maria é verdadeiramente Salvador

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora 
“O que realça a glória de Maria como Mãe do Salvador, é que seu Divino Filho é verdadeiramente Salvador, no sentido mais completo que se possa dar a esta palavra. Ele é o único Salvador: «Não há salvação em nenhum outro», diz o Príncipe dos Apóstolos (At. IV, 12), «nem há, sob o céu, Nome algum dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos». Ele não é apenas o ministro, mas a fonte, a causa primeira, o principal autor de nossa salvação. [...] “Por outro lado, a Escritura afirma taxativamente que Jesus Cristo dá a vida: «Eu, diz Jesus Cristo, dou (às minhas ovelhas) a vida eterna».
Portanto, Ele dá a vida, não como ministro, mas como o senhor, a fonte, o autor, a causa primeira da vida eterna, possuindo a vida em si mesmo. Diz Ele ainda: «Assim como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também concedeu Ele ao Filho ter a vida em si mesmo» (Jo. V, 26).
“Jesus Cristo tem, portanto a vida em si mesmo e, em consequência, Ele é a fonte primeira, o principal autor da salvação e da vida eterna. [...]
“Este salvador nascido de Maria, não é apenas figurativo ou simbólico, como o foi José que o Faraó chamou em língua egípcia: Salvador do mundo. [...)
“Ele é o verdadeiro Salvador que nos dá realmente a salvação, e que no-la concede abundantemente. [...] Aquele não foi senão um salvador temporário e particular, enquanto que o nascido de Maria é o Salvador universal, que nos concede uma liberdade eterna. [...]
“José obteve para os egípcios e outros povos, a salvação que lhes era comum com os animais; mas nosso Salvador, o Filho de Maria, deu-nos a salvação que nos é comum com os bem-aventurados habitantes do Céu. [...] Ele arrancou o gênero humano inteiro do poder do demônio, do pecado e da morte, e nos propiciou a vida eterna. [...]
Cooperadora da salvação dos homens
“Detenhamo-nos um instante para considerar as grandes coisas que produziu em Maria a dignidade de Mãe do Salvador.
“Pela maternidade divina, a Santíssima Virgem recebeu de Deus todos os dons celestes, toda a beleza, toda a graça, toda a perfeição, tanto do corpo quanto da alma. Contudo, pelo simples fato de ter dado ao mundo o Salvador, Ela se tornou nossa Co-redentora, [...] auxiliadora de nossa Redenção e a cooperadora da salvação dos homens.

“Santo Agostinho diz em seu sermão sobre a Assunção: «Maria reparou as perdas de nossa primeira mãe, Ela alcançou a redenção para o homem condenado». E no seu discurso sobre a Natividade da Bem-aventurada Virgem, diz o mesmo Santo: «A mãe do gênero humano trouxe a dor ao mundo; a Mãe de Nosso Senhor nos trouxe a salvação. Eva é autora do pecado; Maria, autora do mérito. Eva nos foi prejudicial, dando-nos a morte: Maria nos foi útil, vivificando-nos. A primeira nos feriu; a segunda nos curou»”