Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora
V Toda sois formosa, ó Mãe querida.
R E a mancha original nunca tocou em Vós.
A fim
de tornar patente aos nossos olhos a extraordinária e imaculada formosura de
Maria, e para mais exaltá-La, a Santa Igreja a Ela aplica o elogio expresso
pelo Esposo dos Cânticos, a propósito da beleza de sua eleita (Cânt. IV, 7).
Louvores à beleza de Nossa
Senhora
Com
efeito, os autores eclesiásticos não se cansam de enaltecer o incomparável
esplendor — espiritual e físico — de Nossa Senhora.
Assim,
por exemplo, exclama Santo Epifânio:
“Que
direi e que declararei? De que maneira anunciarei o irradiar de tua glória?
Excetuando a Deus, sois mais excelente que todos; sois naturalmente mais
formosa que os Querubins e os Serafins e que todo o exército dos Anjos; e,
finalmente, sois toda cheia de beleza!”
João
Damasceno A invoca:
Oh!
digna filha de Deus, formosura da natureza humana, correção da primeira mãe
Eva, ornamento das mulheres! Disputavam entre si os séculos qual deles haveria
de se glorificar com teu nascimento!” 38
Santo
Antonino conclui:
“[Maria]
chegou a tal grau de formosura, que não pode caber nem se imaginar outro maior
na natureza racional” 39.
Formosura da Mãe, beleza do Filho
Expressando
o sentir comum dos teólogos, ensina D. Alastruey que “Deus, ao formar o
primeiro homem, tinha em sua mente a Jesus Cristo, que havia de tirar sua
origem de Adão, segundo a afirmação de Tertuliano: «Imagine-se um Deus ocupado
e consagrado com mãos, sentido, obra, conselho, sabedoria, providência e,
sobretudo, afeto, a determinar os traços [do primeiro homem]: o que Ele
modelava com o limo, era pensando em Cristo».
“Portanto,
se Deus formou com tal cuidado o corpo de Adão, porque dele, depois de
incontáveis séries de gerações, tomaria carne o Verbo, muito mais cuidado,
conselho, providência e afeto haveria de ter na formação do corpo de Maria, da
qual, não remota, mas próxima e imediatamente, nasceria o Verbo de Deus. [...]
Por conseguinte, Àquela que havia sido formada para engendrar tal corpo, o mais
excelente de todos, convinha superasse aos demais por sua perfeição e por sua
beleza. [...]
“Assim
diz Ricardo de São Lourenço: «Se alguém me pergunta sobre a formosura corporal
da Virgem, parece-me que se pode dizer e se crer que foi bela sobre todas as
filhas dos homens Aquela que vestiu com a substância de sua came ao Unigênito
de Deus, o mais formoso não só dos filhos dos homens, senão também de todos os
Anjos». [...]
“Por
outro lado, a uma alma perfeita se deve um corpo perfeitamente constituído. A
alma, pois, de Maria, adornada com os mais excelentes dotes da natureza, exigia
um corpo singularmente belo” 40.
38)
DAMASCENO, João. De Nativitate Mariae, Apud ALASTRUEY, Gregório.
39)
ANTONINO. Apud ALASTRUEY, Gregório. Op. cit. p. 442.
40)
ALASTRUEY, Gregório. Op. cit. p. 373; 439-440.