sábado, 1 de março de 2014

Maria: Alegria dos Anjos

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada Conceição
Cheios de júbilo, os Anjos saúdam a Imaculada Conceição
Em análogos termos, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira também se refere à felicidade que sentiram os Anjos, quando da Imaculada Conceição de Maria Santíssima:
“Em virtude do singular privilégio de sua Imaculada Conceição, Nossa Senhora teve, no primeiro instante de seu ser, um inteiro e lúcido conhecimento de Deus, e já aí Lhe manifestou o ato de amor mais perfeito que até então fora dado ao Criador. Ela O adorou, rendeu-Lhe graças e Lhe ofereceu uma reparação pelos pecados dos homens.
“E esse cântico da Santíssima Virgem, que foi um cântico novo, essa elevada e inigualável oração representou, para os Anjos bons, a primeira entrada de sua Rainha na corte celestial. Donde se poder imaginar com que transportes de alegria eles saudaram a Imaculada Conceição!” 11
Alegria dos Anjos, pelo nascimento de Nossa Senhora
E São João Eudes nos fala do extraordinário gáudio que encheu o mundo angélico, por ocasião do nascimento de Nossa Senhora:
“Estas alegrias foram universais; porque o Céu, a Terra, o [Purgatório], os Anjos, os homens, o Criador e todas as criaturas nelas tomaram parte. Que festa, que júbilo para todos os Anjos ao verem nascer Aquela que Deus lhes deu a conhecer como o meio pelo qual seriam reparadas as ruínas que o pecado produziu entre eles!” 12
Ainda a respeito da alegria dos Anjos com o nascimento da Santíssima Virgem, outro insigne mariólogo comenta: “[Eles], que desde o princípio de sua criação conheciam o futuro mistério da Virgem; que A esperavam e de longe A saudavam como sua Rainha [...], que entusiasmo não sentiram ao verem brilhar esta estrela da manhã, e ao pensar que seriam os mensageiros de suas graças e os missionários de sua clemência?

‘Ah, se os Anjos entoaram seus louvores sobre o pobre estábulo de Belém, não haveriam de se rejubilar, quando viram surgir a aurora da libertação, através da nuvem celeste que logo faria chover o Justo?” 13
11) CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Conferência em 7/12/1966. (Arquivo pessoal).
12) EUDES, Juan. La Infancia Admirable de la Santísima Madre de Dios. Bogotá: San Juan Eudes, 1957. p. 96.
13) THIÉBAIJD. Les Litanies de La Sainte Vierge expliquées et commentées. 3. ed. Paris: Jacques Lecoifre, 1864. Vol. I. p. 138.