quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Maria mons, Maria fons, Maria pons

 Devemos todos crescer na devoção a Nossa Senhora para termos a força necessária nos embates da vida. E “todos” abrange até mesmo os que ofendem a Deus e à própria Santíssima Virgem. Pois ainda que um homem esteja em estado de pecado, Nossa Senhora o ouvirá se ele Lhe pedir. Quer dizer, por pior que seja a condição de uma alma, se implorar muito, acaba obtendo as graças de que necessita para praticar a virtude. Isto é uma proclamação de confiança. Em nenhum caso podemos deixar de confiar em Nossa Senhora, na bondade, na misericórdia, na intercessão d’Ela junto a Deus Nosso Senhor, porque Eles sempre nos atendem.
Numa linda e piedosa canção litúrgica, Nossa Senhora é assim chamada: Maria mons, Maria fons, Maria pons. Maria é montanha (mons) de todas as virtudes; é a fonte (fons) de todas as graças; é a ponte (pons) por cima de todos os abismos.
Então, nos momentos em que nos sentimos acabrunhados sob o peso de nossas misérias, devemos dirigir a Ela nossa súplica repassada de confiança: “Senhora, quando pensamos que Vós sois tudo quanto sois, e que não somos senão aquilo que somos, sentimo-nos profundamente indignos de vossa solicitude. Mas sabemos também que nunca, nunca, nunca deixareis de olhar com boa vontade para o filho que implora a vossa assistência. Assim, pedimos com insistência: tende pena de nós e acabai nos arrancando dos nossos pecados.”
Agindo dessa maneira, estejamos certos de que seremos atendidos.