terça-feira, 25 de outubro de 2011

A humildade de Maria

Toda a sua vida, Maria permaneceu oculta; por isso o Espírito Santo e a Igreja a chamam “Alma Mater” ── Mãe escondida e secreta. Tão profunda era a sua humildade, que, para Ela, o atrativo mais poderoso, mais constante era esconder-se de si mesma e de toda criatura, para ser conhecida somente de Deus.
Que contraste da vida oculta de Nossa Senhora com o espírito de certas pessoas que querem ser o centro- eis me! Aqui estou eu! Prestem atenção em mim!
Maria sentia atração por esconder. Ela pediu a Deus para ser escondida, empobrecida e humilhada.
Deus providenciou para que oculta Ela permanecesse em seu nascimento, em sua vida, em seus mistérios, em sua ressurreição e Assunção, passando despercebida aos olhos de quase toda criatura humana. Seus próprios parentes não a conheciam; e os anjos perguntavam muitas vezes uns aos outros: Quae est ista?── Quem é esta? (Cânt 3, 6; 8, 5) pois que o Altíssimo a escondia; ou, se algo lhes desvendava a respeito, muito mais infinitamente lhes ocultava.
Devemos nos alegrar pelo fato de sermos esquecidos, escondidos e humilhados.
A natureza humana quer uma coisa diferente, sobretudo depois do pecado original, ela quer ser procurada, elogiada, rica, aplaudida pelas multidões. Ela quer tudo! É insaciável, insaciável porque o homem é animal, mas é um animal racional.
Deus criou o homem com o objetivo de ser uma criatura infinita. A partir do momento em que ele é criado, o destino dele é infinito. Então, há uma janela dentro da alma humana que procura o infinito.
Um animal quando sente fome ele vai e come, come, come, e passada a fome ele não entra pelas vias da gula. Porque saciou a fome, ele pára. O homem não, o homem não pára, ele quer mais. Além do mais ele faz o seguinte, se ele conseguiu alimento ele come e se empanturra, e o alimento que ele não conseguiu comer, ele guarda porque ele quer mais. O homem quer mais porque ele tem uma alma que tem uma janela para o infinito.
Quando eu cedo em matéria de querer ser rico, de querer ser elogiado, querer ser cultuado... Não tem limite e a pessoa sempre quer mais e nada a sacia. Por isso é que está na Escritura, o olho humano não se farta de ver, o ouvido humano não se farta de ouvir. Depois, abismo atrai abismo, abissus abissum invocat.
Assim acontece com aqueles que seguem o caminho contrário de Nossa Senhora.