segunda-feira, 9 de março de 2015

Nossa Senhora favorece a misericórdia de Deus

Causa comum com os miseráveis
“Abigail obtém misericórdia, tomando sobre si a falta de seu marido, e fazendo valer, com admirável habilidade, o que podia desculpá-lo. Maria toma sobre si todas as nossas iniquidades, porque Ela é nossa Mãe espiritual, e nós somos seus filhos e, por conseguinte, nossa causa é a d’Ela. Porém, com que eloquência Ela suplica por nós!
Como Ela sabe nos aliviar de nossas responsabilidades! Enquanto acumulamos pecados sobre pecados, Ela pede em nosso favor perdão e misericórdia. Ela representa ao Senhor nossa miséria, nossa fraqueza, a enfermidade de nossa natureza, a malícia do demônio que nos persegue, a violência das tentações que nos assaltam, a perversidade do mundo que procura nos seduzir e nos levar a toda espécie de mal. Lembra Ela a Deus que seu Divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, veio ao mundo para salvar os pecadores. [...] Ela exalta a misericórdia do Senhor, bendiz a bondade e a indulgência da Santíssima Trindade.
Dádivas de valor infinito
“Não é o bastante. Como Abigail, às palavras Ela une os presentes.
“Entre outras coisas, Maria também oferece pão, vinho, um cordeiro, mas que cordeiro, que pão e que vinho! Ela apresenta ao Senhor, pelos prevaricadores o Cordeiro de Deus, o Filho de Deus, seu Filho, imolado no Calvário pela redenção do mundo. Ela O apresenta sacrificado, todos os dias, milhares e milhares de vezes, sobre os altares, pela transubstanciação separada do pão e do vinho em Corpo e Sangue do Salvador. E com os méritos de Jesus Ela oferece seus próprios méritos, seus próprios sofrimentos, suas lágrimas, seus gemidos. E Ela ganha sua causa. Feliz e poderosa advogada, Ela aplaca a cólera de Deus, detém o braço de sua justiça pronto a nos ferir, […] e obtém o perdão dos pecadores. Que digo? Mais poderosa que Abigail em face de David, Maria muda os corações em favor dos quais Ela solicita a misericórdia divina. Não somente Ela intercede pelos pecadores, mas, ó prodígio de poder e de bondade, Ela os converte” 22
Nova Abigail que favorece a misericórdia de Deus
Outro insigne mariólogo assim estabelece um paralelo entre a antiga e a nova Abigail:
 “Nabal havia rejeitado com dureza, aos enviados de David, as provisões necessárias ao eleito do Senhor. Ele mereceu um castigo que não ia se fazer esperar. Mas, Abigail, sua esposa, reparou a falta cometida, e obteve o perdão para o culpado.
“Maria é nossa Abigail. Semelhantes ao insensato Nabal, e mais indignos de perdão do que este — porque nós conhecemos melhor do que ele a quem ofendemos, e não ignoramos nem seu poder, nem os benefícios com que Ele nos cumulou, nem o perigo espantoso ao qual nos expomos loucamente — fizemos levantar-se contra nós a ira de Jesus Cristo, o verdadeiro David.
“Maria, tomada de compaixão, acorreu para nos salvar. Ela impediu David de precipitar na morte eterna a Nabal, o miserável insensato. Prosternada aos pés do Senhor, humilhando-se profundamente, Ela disse: «Que esta iniquidade, meu Senhor caia sobre mim. Que Nabal não receba de Vós castigo algum». Não vos vingueis; antes deixai agir vossa bondade, multiplicai vossos benefícios, perdoai aos culpados, manifestai vossa misericórdia.
“David, aplacado pela intercessão de Abigail, disse-lhe: «Que o Senhor Pai de misericórdias, seja bendito por vos ter enviado hoje ao me encontro, e bendita seja a vossa palavra». Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Deus, não pede senão que se deixe agir sua misericórdia em nosso favor. Mas, o mínimo que pode exigir sua justiça, não é que Lhe seja implorado o perdão do culpado?
“Quando Maria se humilha diante de seu Divino Filho, quando Ela roga por nós, Ele se compraz em satisfazer seus desejos, Ele agradece à sua divina Mãe a ocasião que Ela Lhe proporciona de manifestar sua bondade, e de exercer sua infinita misericórdia.

22) ROLLD La Reine du Paradis. 8. ed. Paris: Langres, 1910. Vol. I. p. 124; 129-130.