quarta-feira, 4 de março de 2015

Maria: Advogada dos pecadores

Comentários ao pequeno Ofício de Nossa Senhora 
Sois a bela Abigail
A história de Abigail, esposa de Nabal
Perseguido pelo invejoso e ingrato Saul, David se refugiou, com algumas centenas de soldados, no deserto de Faran. Encontrando-se à míngua de víveres, enviou ele mensageiros a um homem de muitas posses, que habitava em Maon, rogando-lhe auxílio em provisões.
“O nome daquele homem era Nabal, e o nome da sua mulher Abigail; e esta era muito prudente e formosa; seu marido, porém, era um homem duro e péssimo e malicioso. [...] Respondendo Nabal, aos criados de David, disse: Quem é David? E quem é o filho de Isaí? Hoje são numerosos os servos que fogem aos seus senhores. Pegarei eu, portanto, no meu pão, e na minha água, e na carne dos animais que matei para os que tosquiam as minhas ovelhas, e dá-lo-ei a homens que não sei donde são?
“Os criados de David, pois, retomaram o seu caminho, e, tendo chegado, contaram-lhe todas as palavras que Nabal tinha dito. Então, David disse à sua gente: Cinja cada um a sua espada. E cingiram todos as suas espadas, e cingiu também David a sua; e seguiram David cerca de quatrocentos homens.
“Mas um dos criados de Nabal noticiou a Abigail, sua mulher, dizendo: Sabe que David enviou do deserto mensageiros, para saudarem o nosso amo; e ele os repeliu. Estes homens nos têm sido muito úteis, e nunca nos foram molestos. [...] Portanto, considera e vê o que deves fazer, porque uma grande desgraça está para cair sobre o teu marido e sobre a tua casa, e ele é um filho de Belial, (tão violento) que ninguém se atreve a falar-lhe.
“Apressou-se, pois, Abigail, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco carneiros cozidos, e cinco medidas de farinha e cem cachos de uvas passas, e duzentas pastas de figos secos, e pôs (tudo)
em cima de jumentos; e disse aos seus criados: Ide adiante de mim, que eu irei atrás de vós; e não disse nada a seu marido Nabal. Tendo, pois, montado num jumento, e descendo pelas faldas do monte, eis que David e seus homens desciam para ela; e ela foi-lhes ao encontro. E David dizia: Em verdade que de nada me serviu de ter guardado tudo o que este (homem) tinha no deserto, sem que se lhe perdesse nunca coisa alguma do que possuía; e ele me pagou mal por bem. Deus trate com todo o seu rigor os inimigos de David, se eu até amanhã deixar viva coisa que lhe pertença. [...1
“Mas Abigail, tendo visto David, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se diante de David sobre o seu rosto, e fez-lhe uma profunda reverência, e lançou-se a seus pés, e disse: Sobre mim caia, meu senhor, esta iniquidade; peço-te que permitas à tua escrava falar aos teus ouvidos, e ouve as palavras de tua serva. Não faças caso, te peço, meu senhor e meu rei, da injustiça de Nabal, porque como o denota o seu próprio nome, é um insensato, e a loucura está com ele. Mas eu, tua escrava, não vi os criados que tu, meu senhor, enviaste. Agora, pois, meu senhor, viva o Senhor, e viva a tua alma, pois que o Senhor te impediu de derramar sangue, e deteve a tua mão. [...] Portanto, aceita esta bênção, que a tua escrava te trouxe, meu senhor, e reparte dela com os que te seguem. Perdoa à tua escrava a iniquidade [de Nabal]. [...]
“E David disse a Abigail: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que te enviou hoje ao meu encontro, e bendita a tua palavra, e bendita tu, que me impediste hoje de derramar sangue, e vingar-me pela minha mão. [...1 David, pois, aceitou da sua mão tudo o que lhe tinha trazido, e disse-lhe: Vai em paz para tua casa; eis que ouvi a tua voz e honrei a tua presença” (I Reis XXV, 1-35).
Prefiguração da Advogada dos pecadores
Este tocante episódio do Antigo Testamento encerra uma extraordinária representação de Nossa Senhora, que intercede pelos pecadores junto ao trono de Deus.
Com efeito, “na conduta de Nabal — explica-nos o Pe. Rolland —encontra-se uma pintura exata dos desregramentos do pecador; na feliz mediação de Abigail, uma fiel imagem da caridade compassiva da Santa Virgem pelos pecadores, e de seu irresistível crédito junto ao Senhor, para obter seu perdão. [...]
“Eficaz foi, portanto, a intercessão de Abigail: com seus encantos, suas palavras de sabedoria e seus generosos presentes, ela tocou o coração de David.
“Mais eficaz junto ao Rei dos reis é a mediação da Santíssima Virgem em favor dos pecadores. Porque a esposa de Nabal só intercedeu uma vez, e por um único culpado. Maria intercede sem cessar por milhões e milhões de pecadores.

“Abigail ganhou o coração de David por sua modéstia realçada pelos atrativos da mais fulgurante beleza. Maria, nossa Advogada, arrebata o coração de Deus por sua incomparável perfeição. Tota pulchra es!
Continua