segunda-feira, 30 de março de 2015

Maria detém a cólera de Deus

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada
“A cólera de Deus contra os pecadores é terrível. Ele se compara à leoa, e diz pelos lábios de Oséias (v 14): «Eu serei como uma leoa e como um leãozinho, Eu, Eu mesmo tomarei a minha presa, e ir-me-ei com ela». E, mais adiante (XIII, 8): «Eu lhes sairei ao encontro como uma ursa a quem roubaram os seus [filhotes], e lhes rasgarei as entranhas até ao coração».
“Se Maria não se apresentasse diante de Jesus, intercedendo por nós, todo o peso desta temível cólera teria caído sobre nós e nos esmagado. Contudo, Ela se apresentou, e se apresenta a cada dia, [perante seu Divino Filho, não se cansando de salvar aqueles que imploram sua assistência.
“David perdoou a Nabal em consideração da belíssima e prudentíssima Abigail: assim Deus nos perdoa por causa de Maria, a mais bela, a mais perfeita e a mais amada de todas as suas criaturas” 1
Mãe e Advogada dos homens
Ainda sobre a incansável Advogada dos pecadores, diz o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira:
‘Afirmam os teólogos que, no alto da Cruz, Nosso Senhor, Profeta perfeito, conhecia todos os pecados de todos os homens, pelos quais Ele estava derramando seu preciosíssimo Sangue. Ele sofria com a antevisão das injúrias que Lhe seriam feitas até o fim do mundo, ao mesmo tempo em que oferecia sua vida por esses mesmos pecadores, para lhes alcançar a graça da conversão e da bem-aventurança eterna.
“Ora, junto à Cruz estava Nossa Senhora, co-redentora do gênero humano, participando dos sofrimentos de seu Divino Filho. E para que sua compaixão fosse completa, Ela também considerou a causa de todas aquelas dores, ou seja, os pecados dos homens, e já então começou a interceder pela humanidade culpada.
“Assim, enquanto o Verbo de Deus, pregado ao Madeiro, discernia a espantosa quantidade de pecados cometidos pelos homens ao longo dos séculos, Nossa Senhora Lhe pedia o perdão para cada um deles. Porque Ela, sendo imaculada e inocente, merecia a indulgência da qual não somos dignos.
“Eis a missão de Maria Santíssima como nossa Mãe e nossa Advogada. Mãe do Homem-Deus, Ela foi Mãe de todos aqueles que nasceram para a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mãe do Redentor, Ela se tornou Mãe dos pecadores. E Ela desempenhou, assim, um papel que, de certo modo, o próprio Deus não poderia exercer. Ele é o Eterno Juiz que deve punir os que O injuriam. Nossa Senhora, porém, é Mãe, e às mães não cabe a tarefa de julgar, mas a de interceder. Elas são as naturais advogadas dos filhos, e estão solidárias com estes, até quando o pai os increpa a justo título.
“Assim, por mais miserável, imundo e repelente que seja o filho pecador, a Mãe de misericórdia o perdoa e roga por ele ao Senhor, aplacando a justiça divina.
“Advogada supremamente boa, Nossa Senhora, em favor de cada um dos pecadores que a Ela recorre, dirige a Jesus Cristo esta súplica:
«Meu Deus e meu Filho, pelo vosso dolorosíssimo sofrimento no Calvário, pela minha Imaculada Conceição, pela minha perpétua virgindade, pelo amor que Vós sabeis que Vos tenho, peço-Vos: perdoai-o!»

“Essa contínua e ilimitada intercessão de Maria pelos homens é, sem dúvida, o meio mais seguro que temos para alcançar o perdão divino” 2
1) JOURDAIN, Z.-C. Somme des GrandeursdeMarie. Paris: Hippolyte Waizer, 1900. VoL I. p. 523-525. 
2) CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Conferência em 7/2/1971. (Arquivo pessoal).