terça-feira, 24 de junho de 2014

Maria, terra Vós sois, bendita…

Comentário ao Pequeno Oficio de Nossa Senhora
Maria, terra Vós sois, bendita…
Terra cheia de riquezas e benefícios
Com o presente louvor evocamos, uma vez mais, a relação entre a Santíssima Virgem e o Paraíso Terrestre.
“A natureza de Maria não se assemelhava à nossa terra ingrata e amaldiçoada, que não produz senão abrolhos e espinhos, e que, para nos dar algum fruto, espera que uma fatigante cultura os extirpe de seu seio; esta terra que tantas vezes desengana nossas esperanças e que não corresponde a nossos desejos senão com uma desoladora esterilidade.
“A natureza de Maria era, pelo contrário, uma terra fecundíssima, semelhante à que se oferecia aos olhares de nossos primeiros pais, quando ainda inocentes: posta sob um céu propício, umedecida por benéfico rocio, coberta de encantadoras messes, ansiosa por distribuir suas riquezas, por exceder às aspirações deles, sem precisar de seus trabalhos, não se cansando jamais de lhes prodigalizar tudo que fosse necessário” .
Terra irrigada por mananciais: a plenitude de graça em Maria
Segundo o Doutor Seráfico, “a Virgem Maria foi terra muito regada por mananciais, devido à sua plena santificação. Para figurá-La se diz no capítulo II do Gênesis: «Nem havia homem que cultivasse a terra. Mas desta saía uma fonte, que regava toda a superfície da terra».
“Essa terra não trabalhada pelo homem foi a Virgem Maria, que não conheceu varão, à qual desceu e da qual subiu uma fonte de águas vivas e o rio da divina graça, que é manancial de água que correrá até a vida eterna. Este regou toda a superfície da terra, porque não só santificou a alma da Virgem, como também seu corpo, para que concebesse o Filho, sem mancha alguma de concupiscência.
“Foi, portanto, cumulada de graça, como terra regada por chuva celestial, segundo o profetizou o Salmista, inspirado pelo Espírito Santo: «Visitaste a terra, e a inebriaste (com chuvas benéficas), encheste-a de toda a sorte de riquezas». Porque o Espírito Santo não apenas A santificou, como também A fez transbordar de graça, para que pudesse comunicá-la aos demais. [...]
Terra de fertilíssima fecundidade
“A Santíssima Virgem Maria foi terra de fertilíssima fecundidade em razão de sua concepção frutuosíssima, segundo o que diz o capítulo XLV de Isaías: «Derramai, á céus, dessas alturas o vosso orvalho, as nuvens façam chover o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador».

Continua no próximo post