domingo, 15 de junho de 2014

Contínuo exercício de paciência

Continuação dos comentários ao Pequeno Oficio da Imaculada
Ainda acerca dessa heroica virtude da Co-redentora, ensina Santo Afonso de Ligório que, “sendo a Terra lugar de merecimentos, é com razão chamada vale de lágrimas, porque nós todos aqui fomos postos para sofrer, e por meio da paciência conquistar a vida eterna para nossas almas. Pois, não disse o Senhor (Lc 21, 19): Por vossa paciência possuíreis vossas almas? Deu-nos Ele a Virgem Maria para exemplo de todas as virtudes, mas principalmente para modelo de paciência.
“Entre outras reflexões, diz São Francisco de Sales que Jesus, nas bodas de Caná, só dirigiu à Santíssima Virgem uma resposta, na qual parecia fazer pouco caso de seu pedido: «Mulher que nos importa isso, a Mim e a ti?A minha hora ainda não chegou». Fê-lo para nos dar um exemplo da paciência de sua Mãe Santíssima.
“Mas, por que citar detalhes particulares? Toda a vida de Nossa Senhora foi um Contínuo exercício de paciência. Segundo a revelação do Anjo a Santa Brígida, a Bem-aventurada Virgem sempre viveu entre as tribulações. Tal como entre os espinhos viceja a rosa, viveu assim entre padecimentos contínuos a Mãe de Jesus. Só a compaixão com as penas do Redentor foi bastante para torná-La mártir da paciência. Daí a palavra de São Bernardino de Siena: A crucificada concebeu o Crucificado. Bastava sua assistência a Jesus moribundo no Calvário, para fazer conhecer quanto foi constante e sublime sua paciência. Foi então, precisamente pelos merecimentos de sua paciência, que se tornou Maria nossa Mãe e nos gerou à vida da graça, diz Santo Alberto Magno.
Imitemos a paciência de Maria Santíssima
“Se, pois, desejamos ser filhos de Maria, é necessário que nos esforcemos por imitá-La na paciência.

“E qual dos meios é o melhor para aumentar os cabedais de nossos méritos nesta vida e de glória na outra, senão o sofrer os trabalhos com paciência? «Eu hei de cercar teu caminho com espinhos», é um palavra de Deus a Oséias, a qual, na opinião de São Gregório Magno tem valor a respeito de todos os eleitos. A cerca de espinhos guarda a vinha, e assim Deus circunda de tribulações a seus servos, para que não se apeguem à terra. De modo que a paciência nos livra do pecado e do Inferno, conclui São Cipriano” 1
1) LIGÓRIO, Afonso Maria de. Glórias de Maria Santíssima. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1964. p. 355-356.