segunda-feira, 30 de maio de 2016

Comentários sobre a visitação de Nossa Senhora

Nossa Senhora quando recebeu um influxo da graça, um toque da graça no sentido de visitar uma inferior a Ela, moveu-se com precisão. Devemos tomar esta festa da Visitação de Nossa Senhora como exemplo e estímulo para nós.
Oh, Maria Santíssima, Vós vos movestes com tanta precisão, com tanto esmero, com tanto carinho, com tanto empenho, com tanto fervor, com tanta agilidade, com tanta pressa, para chegar a cumprir a vontade de Deus que lhe foi insinuada segundo diz a liturgia de hoje, Senhora, nós não podemos chamar de insinuação aquilo que Vós pusestes em nossa alma.
Senhora, dai-nos a graça de sermos tal qual Vós fostes naqueles dias. Que sempre sejam os dias que nós partamos de onde estamos para obedecer a este chamado. Que tenhamos uma noção clara deste chamado, como Vós tínheis uma noção clara de quanto devíeis cumprir com o desígnio de Deus visitando vossa prima.
Senhora, ponde-nos a caminho como Vós vos pusestes a caminho. Tomai conta de nosso ser e fazei com que nós cumpramos os nossos deveres, os Vossos desígnios e as nossas obrigações com o mesmo empenho, com a mesma perfeição com que Vós aceitastes esta insinuação de Deus.
Senhora, conosco, por favor, não nos insinuais; sempre digais tudo com toda clareza. Nós somos tão ruins, tão miseráveis, tão débeis, que não basta que Vós digais com toda clareza; é preciso que se nós recalcitramos, é preciso que Vós nos colhais pelo braço, pelos ombros, pelos cabelos [e], ser for preciso, pelas orelhas, mas que nos leveis a cumprir inteiramente esse desígnio que é Vosso, esse desígnio que é de Deus.
Senhora, uma palavra: que no momento em que nós tivermos, aí sim, de nos encontrarmos Convosco, não mais numa visita aqui na Terra, mas numa visita eterna no Céu; Senhora, que Vós possais dizer a nosso respeito o que Deus disse a Vosso respeito quando Vos encontrou. E que Vós, olhando para nós, possais dizer: “Meu filho, minha filha, eu lhe recebo nesta eternidade com o contentamento de ver que você foi inteiramente fiel as mínimas insinuações da graça!”  

Mons João Clá Dias - Extraído da homilia de 31/05/2008