domingo, 13 de dezembro de 2015

Tudo por meio de Maria Santíssima

Deus juntou todas as águas e as denominou mar, e juntou todas as graças e as denominou Maria. (São Luís Grignion de Montfort)
Deus uniu em Nossa Senhora todas as graças que Ele haveria de dar a todas as criaturas em todos os tempos. E a partir disso, deu para todas as criaturas. Mas, também, as graças que Ele dá devem reverter a Ele em forma de oração. E todas essas orações têm que passar por Nossa Senhora para chegar até Ele.
De maneira que temos aí o princípio, que é uma verdade de Fé, que Nossa Senhora é a Medianeira de todas as graças. É o caminho de todas as graças.
Todo o bem que Deus faz, por exemplo a nós aqui, Ele está fazendo porque Ela pediu. E se Ela não pedisse, Ele não faria bem nenhum. E ainda que todos os Anjos e Santos do Céu pedissem esse bem que Ele está fazendo, se não fosse por meio dEla não conseguiriam, porque Ela é o ponto de partida de tudo. É a Mãe dEle.
Agora, em sentido contrário, todos os pedidos que fazemos a Deus, atos de adoração, de reparação, de ação de graças e de petição -- são os quatro atos de culto; tomamos quatro atitudes: adora, antes de tudo, pela perfeição infinita dEle; depois dá ação de graças por todos os benefícios que Ele nos faz; depois reparação por todas as ingratidões nossas e de outros homens; depois petição -- esses atos todos devem subir por meio de Nossa Senhora. Se não subirem por meio de Nossa Senhora, não adiantou nada.
Desse modo, São Luís Grignion de Montfort quis simbolizar isso por meio dessa frase.

 Plinio Correa de Oliveira - conversa 5/03/ 1987