domingo, 8 de novembro de 2015

Mistério da Encarnação

Honra inimaginável
Sobre essa excelsa dignidade a que nos elevou o mistério da Encarnação, escreve o Pe. Nouet, renomado pregador jesuíta do século XVII:
“Considerai que, embora exista apenas um homem que seja Deus, entretanto participamos todos desta honra, e cada um de nós pode se unir ao Verbo em qualidade de irmão, de amigo, de esposo, contanto que a isto estejamos dispostos e não ponhamos obstáculos. Assim, a Encarnação é a elevação de toda a natureza humana ao ser divino, o que é uma honra inimaginável.
“Oh! que mudança de condição e de fortuna! Outrora se dizia ao homem, por desprezo: Pulvis es; tu não és senão pó. E agora se lhe diz, por homenagem: Deus es; sois Deus, sois o filho do Altíssimo e o herdeiro presuntivo de sua coroa” 9.
Mistério de grandeza e de abatimento
E o Pe. Le Valois (séc. XVIII), outro insigne discípulo de Santo Inácio, considerando a Encarnação do Verbo, assim se dirige a Nossa Senhora:
“Que ações de graças renderemos a esse Deus feito homem por nós, e encerrado em vossas castas entranhas? Como podemos estimar, de maneira suficiente, um benefício inestimável? Como podemos demonstrar nosso reconhecimento pelo mesmo? Bendito seja eternamente esse Filho adorável, que deveis dar ao mundo, e que se dá, Ele próprio, a nós! É d’Ele que Vos vem toda a vossa glória, é d’Ele que nos vem toda a nossa salvação. Abatendo-se, Ele Vos eleva; degradando-se, Ele Vos enobrece; escondendo-se, Ele Vos coroa do mais belo resplendor.
“Por outro lado, elevando-Vos, Ele nos reergue da mais profunda e mortal decadência; enobrecendo-Vos, Ele contrai conosco, pela santa união entre a sua divindade e a nossa humanidade, a mais nobre aliança; coroando-Vos do brilho que Vos envolve, Ele nos restabelece em todas as nossas pretensões à sua herança celeste, e a um diadema imortal.
“O mistério de grandeza e de abatimento, de salvação e de dores! O bondade de Deus que o realizou! Somente Ele paga o preço desse mistério, cujas humilhações e sofrimentos reservou Ele para si.

Porém, todo o fruto desse holocausto Ele destina para Vós, Santa Virgem, e também para nós” 10.
Continua
9) NOUET Meditação sobre a Encarnação do Verbo. Apud JOURDAIN, Z.-C. Somme Grandeurs de Marie. Paris: Hippolyte Waizer, 1900.Vol. VIII. p. 386.
10) LE VALOIS. Entretien pour la Fête de I’Annonciation. Apud JOURDAIN cit. p. 390.