Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora
É o que
também afirma o Pe. Thiébaud:
“Todos
os homens foram resgatados a grande preço, porque eram culpados; Maria, a
primeira, será também resgatada a grande preço, mas para não se tornar culpada.
Quer dizer, fomos todos resgatados por uma Redenção purgativa e sanificadora,
enquanto que Maria, e só Ela, foi resgatada por uma Redenção preservadora e
protetora.
“Em
duas palavras, o mérito da Redenção para Maria não foi o de ter sido arrancada,
como nós, da maldição geral, mas — o que é infinitamente mais precioso para Ela
— é o de ter sido preservada da mesma, por antecipação. Nascemos todos filhos
da cólera; somente Maria nascerá filha da bênção. Mal atingiu Ela o nível das
menores criaturas da Terra, e já se elevou acima das mais augustas dignidades
do Céu.
Quando
Deus pensava em reerguer o gênero humano, cogitava em impedir que Maria caísse;
e Ele adianta de tal maneira em favor d’Ela o cumprimento de suas promessas, que
o primeiro dia da desgraça de Adão é precisamente o primeiro dia da glória de
Maria. Ela começa sua santificação por onde os maiores Santos não podem
terminar a deles. Numa palavra, a Redenção do mundo ainda não havia chegado, e
a de Maria já estava assegurada.
“É
assim que a ideia da Imaculada Conceição de Maria transporta a alma para um
mundo sobrenatural, e nos introduz nos mais impenetráveis segredos do Deus três
vezes santo.
“Compreende-se
que Deus se devia a si mesmo esta maravilhosa isenção, e que a devia também à
sua divina Mãe. A santidade do próprio Deus assim o exigia, como sendo de
indispensável e total conveniência” 1
1)
THIEBAUD. Les Litanies de La Sainte Vierge expliquées et commentées. 3. ed.
Paris: Jacques Lecoifre, 1864. Vol. I. p. 103-104.