sexta-feira, 29 de maio de 2015

Visitação de Nossa Senhora à sua prima

Um ponto da meditação: espírito de prontidão
É um mistério, nós não podemos saber tudo a respeito do que significa a Visitação de Nossa Senhora. Mas há o fato histórico, há o caminho até onde nossa inteligência pode chegar e depois a fé.
Nossa Senhora é concebida sem pecado original. Mas mais do que concebida sem pecado original, segundo um bom teólogo andaluz do século XX, muito mais do que dizer que Ela é concebida sem pecado original, deve-se afirmar que Ela é concebida em graça.
Quem diz concebida sem pecado original, diz que a mancha do pecado original não tocou dela, mas não diz que foi concebida em graça. E muito mais importante é ser concebida em graça do que ser concebida sem pecado original.
Ela foi concebida em graça, e esta graça deu-Lhe todos os dons que tinha o homem no Paraíso terrestre. Ela possuía o dom de integridade, de ciência, de sabedoria, todos os dons do Espírito Santo, e os possuía em grau máximo, em grau extraordinário e mais excelso do que os próprios anjos e santos que estão no Céu.
Esta que foi escolhida para ser Mãe de Deus, esta que já está possuindo Deus encarnado em seu claustro materno, é convidada a fazer uma visita a uma prima muito mais velha do que Ela. Por um mistério que nós não conseguimos atingir inteiramente, pelas relações que existem entre o sobrinho que vai nascer e o filho que Ela tem no seu claustro materno que também vai nascer, a relação entre um e outro faz com que Ela se submeta a este convite, a esta obrigação social de ir visitar sua prima Santa Isabel que estava para dar à luz a um sobrinho.
Ela já tendo em si o Menino Jesus sendo constituído, sendo formado, não hesita. Ela sabe das dificuldades do caminho, coalhado em determinado ponto por ladrões, por bandidos, correndo o risco de ser assaltada, agredida ou morta no meio do caminho. Entretanto, Ela passa por cima de tudo isso porque percebe que essa visita é desejada por Deus.
Aqui vê-se a prontidão de Nossa Senhora, a docilidade, a disposição inteira dEla em fazer a vontade de Deus. Não mede sacrifícios, não mede esforços, está disposta inteiramente a dar-se, e a dar-se por inteira.
E diz a São José:
— Eu tenho uma necessidade absoluta de visitar minha prima, Santa Isabel, que está para conceber e dar à luz a um filho na velhice.
Por sua vez, flexibilidade total de São José. Ele José tem emprego, móveis para fazer, clientes para atender, e sabe que vai ter que ir até a casa de Zacarias e Isabel e voltar para continuar o serviço dele. Mais tarde terá de ir novamente para buscar a esposa. São José não diz nada.
Exemplo para nós face às inspirações de Deus: estarmos sempre atentos ao que é a vontade de Deus.
E faço um colóquio com Nossa Senhora: “Ó Senhora, que em nenhum instante tivestes a menor dúvida, o menor receio, o menor medo de dizer sim à vontade de Deus, vós vedes a minha fraqueza. Quantas e quantas vezes eu estou sendo convidado pela graça a seguir este ou aquele caminho? Pois eu vos peço, Senhora, que sejais para comigo benévola como o fostes para com vossa prima Santa Isabel. Visitai-me, Senhora! Visitai-me, ponde em minha alma as disposições que são vossas e dai-me a graça de ser flexível em relação às inspirações que a graça puser em minha alma. Tudo aquilo que me for pedido que eu jamais negue como vós também nunca negastes”.
Meditação pronunciada pelo Mons João Clá Dias, sem revisão do autor.