quarta-feira, 13 de maio de 2015

Mensagem de Nossa Senhora de Fátima

A única solução para os grandes males está em se aplicar os remédios mais eficazes. Assim, estando outrora a humanidade inclinada sobre um terrível abismo, a Providência interveio enviando o Precursor a clamar por penitência e conversão, para preparar o caminho ao Redentor.
Passados vinte séculos, presenciamos uma nova e grave crise em todos os campos do acontecer humano. Desta vez a Providência julgou por bem se servir da própria Mãe de Deus: “A mensagem de Nossa Senhora de Fátima, tão maternal, se apresenta ao mesmo tempo tão forte e decidida. Até parece severa. É como se falasse João Batista nas margens do rio Jordão. Exorta à penitência. Adverte. Chama à oração. Recomenda o terço, o rosário. (...) Objeto do seu desvelo são (...) as sociedades ameaçadas pela apostasia, ameaçadas pela degradação moral.” (João Paulo II, Homilia em Fátima, 13 de maio de 1982).
Dada a fundamental importância das Aparições da Virgem, o Papa João Paulo II, apesar de já haver peregrinado ao Santuário de Fátima para agradecer-Lhe a salvação de sua vida (13 de maio de 1981), retornou àquele local a 13 de maio de 1991, afirmando em sua homilia: “O Santuário de Fátima é um lugar privilegiado, dotado de um valor especial: contém em si uma mensagem importante para a época que estamos a viver. É como se aqui, no início do nosso século, tivessem ressoado, com um novo eco, as palavras pronunciadas no Gólgota.”

Nove anos mais tarde (13 de maio de 2000), pela terceira vez o Santo Padre caminha pelo solo das Aparições para beatificar os pastorinhos Francisco e Jacinta. Na homilia desse dia declarou: “Na sua solicitude materna, a Santíssima Virgem veio aqui, a Fátima, pedir aos homens para ‘não ofenderem mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido’. É a dor de mãe que A faz falar; está em jogo a sorte dos seus filhos. Por isso, dizia aos pastorinhos: ‘Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas’.”