quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Cidade Santa do Altíssimo

Continuação dos comentários ao Pequeno Oficio de Nossa Senhora
Maria é a Metrópole do império de Deus
“Jerusalém foi fundada para a alegria e a felicidade do universo, porque ela era a metrópole deste império a partir do qual a consolação, a segurança e a salvação deveriam se difundir entre os povos do mundo. Tal se pode dizer, num sentido ainda mais elevado e verdadeiro, de Maria. Ela é a metrópole do império de Deus. Fundou-A Ele, para que todos os bens fossem comunicados, por meio d’Ela, a todas as criaturas: aos Anjos do Céu, aos habitantes da Terra, às almas do Purgatório, aos bem-aventurados que gozam a glória celeste, em companhia dos Anjos. Ela é a consolação de todos os aflitos, a força dos fracos, a proteção dos perseguidos, a alegria dos felizes” 1
“Seus fundamentos estão sobre os montes santos”
Acerca dos fundamentos sobre os quais repousa a cidade santa do Altíssimo, tem o Pe. Manuel Bernardes este expressivo comentário:
“Maria Santíssima foi Virgem, mas de que modo Virgem? Acaso como as outras virgens, e só com excesso de maior pureza? Não, mas por um modo também virgem, isto é, único e singularíssimo, que é ser juntamente Mãe, ficando sua virgindade não só impérvia, senão via do Verbo humanado. Foi remida por Cristo, mas de que modo remida?
Porventura como os outros remidos, e só com a diferença de A santificar Deus mais cedo? Não, mas por um modo mais alto e digno, que foi a preservação, eximindo-A de entrar no pacto feito com Adão. Foi mártir, mas de que modo mártir? Dando a vida por Cristo como os outros mártires, e só com a vantagem de maiores penas? Não, mas por outro modo mais realçado, que foi a morte mística por compaixão, e crucificada não só na Cruz, como no mesmo Cristo.

“Pois, assim também foi a Senhora humilde, mas humilde por outro [modo] mais fino, e quilatado e superior a todas as comparações, isto é, por uma aniquilação essencial e vacuidade pleníssima, que não sabemos declarar nem ainda conceber. De sorte que a santidade de Maria é um monte onde os montes das outras santidades têm os cabeços, aí tem Ela os fundamentos: Os seus fundamentos estão sobre os montes santos” 2
1) JOURDAIN, Z-C. Somme des Grandeurs de Marie. Paris: Hippolyte Walzer, 1900. Vol.I. p. 231-234.
2) AS MAIS BELAS PÁGINAS DE BERNARDES: 2000 Trechos selecionados por NUNES, Mario Ritter (Coord.). São Paulo: Melhoramentos, 1966. p. 161-162.