sábado, 24 de agosto de 2013

Maria: Velo de Gedeão

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada
Velo que recebeu o Divino Orvalho
Também sobre essa maravilhosa figura de Nossa Senhora escreveu Nicolas:
“Maria é o branco velo de Gedeão, que recebe o rocio do céu, enquanto nenhuma parte da terra o desfruta todavia. Orvalho de que dizia o Profeta: «Céus, façam chover o Justo», e do qual cantava David:
«Descerá como o rocio sobre a lã dos rebanhos», sem ruído nem derrame, recolhido e sustentado inteiramente pela doce consistência deste velo [Maria], cuja flexibilidade não lhe opõe resistência alguma, sem sofrer por isto a menor perda em sua casta integridade” 32
Tocante figura da humanidade de Nossa Senhora
Resumindo a opinião dos autores eclesiásticos a respeito do Velo de Gedeão, ensina Le Mulier:
“Os Santos Padres consideram este velo como uma das mais tocantes figuras da humanidade da Mãe de Deus, verdadeira imagem de doçura e de mansidão, sagrado despojo de pureza e de inocência, destinado a ser tinto em escarlate, e servir na confecção do manto real do Salvador.
“Com efeito, não é deste velo bendito que foram tecidas as vestimentas de salvação para todas as nações da Terra? Não é dele que saiu o Cordeiro sem mancha, o qual, revestido desta lã, isto é, da carne de sua Mãe, veio pensar e curar as chagas do mundo?
“Embora o tosão cinja o corpo, não se ressente ele nem das paixões nem das enfermidades da carne; é assim que a Santíssima Virgem, posto que vivendo num corpo mortal e corruptível, foi isenta de todos os vícios, de todas as imperfeições inerentes à humanidade.
“Foram sua candura, sua pureza, que fizeram descer o celeste orvalho no seio de Maria, como sobre um velo branco e limpo. Foi atraída por Maria que a Divindade habitou inteira em nossa carne, a fim de que, estando um dia pregada sobre o Madeiro, irrigasse Ela toda a terra com a desejada chuva da salvação.
“O velo de Gedeão foi, inicialmente, inundado do rocio celeste, permanecendo seca toda a terra. Assim a Virgem foi a primeira repleta da graça do Senhor, da qual era a única digna e a única capaz de trazê-la até nós.
“E o velo, tendo sido largamente molhado, no dia seguinte toda a terra foi inundada deste celestial rocio. E assim que Maria, tendo sido a primeira em receber a plenitude da Divindade, pelo fato mesmo de ser Ela a única digna de tal [esplendor], a chuva, antes caída sobre o tosão, precipitou-se depois em torrentes sobre o mundo, pela palavra dos Apóstolos e dos pregadores, como a água dos telhados pelas calhas, num dia de tempestade.
Sinal da Redenção do gênero humano
“Gedeão toma o velo encharcado pelo rocio, espreme-o e enche de água um grande copo, para nos dar a entender que, assim como Deus, em sua sabedoria, encheu esse tosão de orvalho antes de deixar cair uma só gota deste sobre a terra, querendo resgatar o mundo, encerrou Ele, primeiramente, no seio de Maria, todo o preço de nossa Redenção.
“Enfim, do mesmo modo que esse sinal foi dado a Gedeão como indício de que Deus queria livrar seu povo das mãos dos madianitas; assim a descida do Verbo Divino no seio da Virgem foi um testemunho certo de que Deus desejava libertar o mundo da tirania de Satanás”

“Oh! homem — exclama o Pe. Jourdain — admira os desígnios de Deus, reconhece as vias de sua sabedoria e de sua misericórdia. Querendo derramar o orvalho celeste sobre a terra, Ele embebeu antes o velo; querendo resgatar o gênero humano, o preço deste depositou Ele em Maria. Elevemos, portanto, nossos olhos e consideremos com quais sentimentos de devoção Ele deseja que honremos a Maria, pois que Ele A enriqueceu da plenitude de seus bens. Isto nos significa que toda nossa esperança deve estar n’Ela, e que é d’Ela, como de uma abundante fonte, que devem transbordar sobre nós as graças da salvação”