sábado, 5 de novembro de 2011

O milagre da multiplicação da pólvora

Um bonito e pouco comentado fenômeno da história do Brasil verificou-se na antiga Província do Maranhão, quase no extremo norte do País. Em determinado momento, foi ela atacada por uma potência estrangeira que intentava subtrair aquela parte do Brasil ao domínio dos reis de Portugal. Isso traria como consequência, caso os invasores houvessem permanecido lá, uma divisão grave neste conjunto chamado Brasil, que, a partir daí, poder-se-ia fragmentar, perdendo muito de seu significado para a Igreja universal.
Os maranhenses começaram a resistir. Sua oposição, porém, revelou-se pouco feliz durante uma das batalhas, junto a uma praia perto da capital do Maranhão. Ao cansaço físico veio somar-se a consternação causada pela notícia de que estavam sem pólvora. Tudo contribuía, pois, para abalar e enfraquecer os ânimos. Era chegado o instante da magnificência daquela heróica epopéia: Nossa Senhora aparece para eles e começa a transformar areia em pólvora!
Creio não serem muitos os brasileiros que tenham ouvido narrar esse lindo fato. Contudo, existe uma documentação ininterrupta de historiadores - admitidos como de grande porte - desde aquele tempo até hoje, registrando o episódio.
Nossa Senhora alcançando que Deus opere um milagre à maneira da multiplicação dos pães, mas que passaria para a história como a multiplicação da pólvora, parece-me algo de uma beleza e de uma poesia incomparáveis!