segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Maria: Refúgio dos pecadores

Refúgio sempre aberto aos pecadores e às almas fiéis
Ainda, interpretando a citada passagem da Escritura, escreve o Pe. Jourdain:
“Maria é a cidade de refúgio para a qual devem fugir todos os que desejam evitar a morte. Os refúgios outrora preparados pelos filhos de Israel, só podiam salvar a vida dos assassinos no caso de estes terem cometido um homicídio involuntário, não sendo eles, portanto, realmente culpados.
“Deus, na sua infinita misericórdia, preparou-nos em Maria um refúgio seguro. Por mais culpado que seja um pecador, se ele recorrer à proteção de Maria, a justiça de Deus deterá o castigo que já lhe reservara, e aquele que não tinha a esperar senão os rigores da cólera divina, obterá o perdão, voltará a ser filho de Deus, e reencontrará seus direitos à herança celeste. O pecador não terá que fazer uma longa e perigosa viagem para encontrar esse bem-aventurado refúgio.
Maria espera sempre os pobres culpados, e seu coração está constantemente aberto para recebê-los. [...1
“Os fugitivos do Senhor são, ainda, os servidores de Deus, aos quais o mundo e o Inferno perseguem com seu ódio, e as mais variadas tentações inquietam, expondo-os ao perigo de se perderem. Também — e sobretudo — para eles, Maria abre inteiramente o asilo de sua misericórdia. Ela será sua defesa, seu amparo e sua consolação” . 3
Proteção jamais recusada
À Soror Josefa Menéndez (1890-1923), religiosa coadjutora da Sociedade do Sagrado Coração de Jesus, disse a Santíssima Virgem:
“O meu mais belo título de glória é o de ser Imaculada ao mesmo tempo que Mãe de Deus. Mas, alegra-me principalmente unir a este título o de Mãe de misericórdia e o de Mãe dos pecadores” 4.
Fiéis intérpretes deste sentimento de Maria, não se cansam os Santos e os autores espirituais de louvá-La enquanto Refúgio dos Pecadores. À guisa de exemplo, citemos, entre outros:
Santo Efrém: “Ave, refúgio e receptáculo dos pecadores, no qual unicamente pode um culpado achar proteção e salvamento” 5.
O piedoso Bernardino de Busti exclama: “O pecador, ainda quando tivesses cometido todos os crimes, resguarda-te de perder a confiança; mas recorre com segurança a essa gloriosíssima Soberana. Só Lhe acharás cheias as mãos de misericórdias e de benefícios: porque Ela deseja mais fazer-te bem e derramar sobre ti as suas graças, do que tu podes desejar recebê-las” 6
D. Luís Blósio (sec. XVI), Abade beneditino de Liesse, Bélgica:
“Porque Maria é o único recurso dos que ofenderam a Deus, e o único refúgio seguro de todos os que gemem sob o peso das tentações [...], por isto quando Ela os ouve de todo o coração pedir-Lhe o socorro, imediatamente os acolhe e lhes alcança o perdão do Divino Filho” 7.
O Pe. Lacroix, de quem recolhemos os testemunhos acima, acrescenta: “E impossível que um pecador sincera e confiantemente recorra a Maria, para reaver a Jesus, sem ser atendido. Isto é inaudito, e soa como blasfêmia! A Virgem Maria é realmente o seguro refúgio dos pecadores, e a devoção a Ela é o melhor sinal e plena garantia de salvação e predestinação”8 .
3) JOURDAIN, Z.-C. Somme des Grandeurs de Marie. Paris: Hippolyte Waizer, 1900. Vol. I. p. 507, 655.
4) MENÉNDEZ, Josefa. Apelo ao Amor. 3. ed. Rio de Janeiro: Rio-S. Paulo, 1963. p. 598-599.
5) LACROIX, Pascoal. A Virgem Maria, Seguro refúgio dos pecadores. Petrópolis: SCJ, 1935. p. 42.
6) Idem, 56.
7) Idem, p. 57.
8) Idem, p. 28.