Concebida e preservada sem pecado
original
Sobre
esta magnífica e singular prerrogativa de Nossa Senhor cujo brilho temos
admirado ao longo destas páginas, limitar-nos-emos a transcrever, aqui, um belo
e grave ensinamento do Papa São Pio X.
A verdadeira piedade para com a
Mãe de Deus
“Para
que o culto da Mãe de Deus seja de bom quilate, deve ele promanar do coração.
Os atos exteriores não têm, aqui, nenhuma utilidade nem valor algum, se
isolados dos atos da alma. Ora, esses atos têm um só escopo: que observemos plenamente
o que o Divino Filho de Maria nos ordena. Pois, se amor verdadeiro é aquele que
tem a virtude de unir as vontades, é de suma necessidade que possuamos com
Maria esta mesma vontade de servir a Jesus Cristo Senhor Nosso. A recomendação
que esta Virgem prudentíssima fez aos serventes de Caná, no-la dirige a nós:
«Fazei tudo o que Ele vos mandar» (Jo. II, 5). Com efeito, eis a palavra de
Cristo: «Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos» (Mt. XIX, 17).
“Por
isso, convençam-se todos de que, se sua piedade para com a Bem-aventurada
Virgem não os preserva de pecar ou não lhes inspira o propósito de emendar uma
vida culpável, essa piedade é falsa e mentirosa, porquanto desprovida de seu
efeito próprio e de seu fruto natural.
A Imaculada Conceição: infinita
oposição entre Deus e o pecado
“E se
alguém desejar uma confirmação destes fatos, ser-lhe-á fácil buscá-la no dogma
mesmo da Imaculada Conceição de Maria. Pois, abstraindo da Tradição, fonte de
verdade tanto quanto a Sagrada Escritura, como é que esta convicção da
Conceição Imaculada da Virgem foi, em todos os tempos, tão conforme ao senso
católico, que pode ser tida como incorporada e inata à alma dos fiéis?
«Horroriza-nos dizer desta mulher é a sublime resposta de Dionísio Cartusiano —
que, devendo um dia esmagar a cabeça da serpente, tenha sido esmagada por ela e
que, sendo Mãe de Deus, haja sido filha do demônio» (III Sent., d. 1).
“Não, a
inteligência do povo cristão não podia conceber que a carne de Cristo, santa,
imaculada e inocente, tivesse seu princípio nas entranhas de Maria, de uma
carne que um dia tivesse contraído qual quer mácula, por um instante que fosse.
E qual a razão disto, senão que uma oposição infinita separa Deus do pecado?