quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Virgindade, fecundidade e humildade

Virgindade, fecundidade e humildade: admiráveis ornamentos de Maria
Deixemos falar, uma vez mais, o eloquente amor de São Bernardo à Santíssima Virgem e Mãe: “Ditosa em tudo Maria, a quem não faltou a humildade, nem a virgindade. Singular virgindade a sua, que não foi prejudicada, mas honrada pela fecundidade; não menos ilustre humildade, que não diminuiu, mas engrandeceu sua fecunda virgindade; e inteiramente incomparável fecundidade, que a virgindade e a humildade, juntas, acompanham. Qual dessas coisas não é admirável? Qual não é incomparável? Qual não é singular?
“Maravilha será se, ponderando-as, não duvides qual julgarás mais merecedora de tua admiração; quer dizer, se será mais estupenda a fecundidade numa virgem ou a integridade numa mãe; sua dignidade pelo fruto de seu castíssimo seio, ou sua humildade com tão imensa grandeza. Sem dúvida, a cada uma dessas coisas se devem preferir todas juntas, e é incomparavelmente maior excelência e maior ventura havê-las tido todas, do que precisamente algumas.
“E por que se espantar de que Deus, a quem lemos e vemos admirável em seus Santos, se tenha mostrado mais maravilhoso em sua Mãe?

“Venerai, pois, vós que vos achais em estado de matrimônio, a integridade e pureza do corpo num corpo mortal; admirai também vós, virgens sagradas, a fecundidade de uma virgem; imitai, homens todos, a humildade da Mãe de Deus; honrai, Santos Anjos, a Mãe de vosso Rei, vós que adorais o Filho de nossa Virgem, nosso e vosso Rei, reparador de nossa linhagem e restaurador de vossa cidade” .