quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

E o meu trono está sobre uma coluna de nuvem

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada Conceição
E o meu trono está sobre uma coluna de nuvem
Embora este versículo insinue, novamente, a sublime exaltação de Nossa Senhora ao mais alto dos céus, evoca-nos ele, também, outro símbolo de Maria Santíssima: a coluna de nuvem que guiava o povo eleito, através do deserto, em busca da Terra Prometida.
Assim narra o livro dos Números (IX, 15-23):
“No dia, pois, em que o tabernáculo foi ereto, a nuvem o cobriu. Da tarde, porém, até a manhã estava sobre o tabernáculo como uma espécie de fogo. Assim acontecia continuamente: De dia cobria-o a nuvem, e de noite como que uma espécie de fogo. E, quando se levantava a nuvem, que cobria o tabernáculo, então punham-se em marcha os filhos de Israel; e no lugar onde a nuvem parava, aí acampavam. A ordem do Senhor partiam, e à sua ordem assentavam o tabernáculo. Todo o tempo em que a nuvem estava parada sobre o tabernáculo, permaneciam no mesmo lugar; e se acontecia estar parada sobre ele muito tempo, os filhos de Israel estavam às ordens do Senhor, e não partiam durante todo o tempo em que a nuvem estava sobre o tabernáculo. Ao mandado do Senhor levantavam as tendas, e ao seu mandado as desarmavam. [...] E estavam sempre atentos ao sinal do Senhor, como este tinha ordenado por meio de Moisés.”
Coluna de nuvem que conduz os homens à celeste Pátria
Interpretando esse texto sagrado, comenta o Pe. Jourdain:
“Santo Epifânio ensina abertamente que esta coluna de nuvem era a figura de Maria: «Vós sois», diz ele, «esta nuvem, semelhante a uma coluna, que conduzia o povo no deserto».
“São João Crisóstomo também diz que esta augusta Virgem é semelhante à coluna de nuvens que Deus habitava, para servir de guia a seu povo, no deserto.
“Ela é, acrescenta Ricardo de São Lourenço, a nuvem que Deus estendeu sobre nós, para nos proteger contra os ardores do Sol de Justiça. Semelhante àquela que conduzia os israelitas pelo deserto, Ela nos defende contra as ciladas das tentações, ilumina as trevas de nossa ignorância, e nos mostra a via que nos leva à celeste Pátria.
Nuvem sempre radiante de luz
“O grande São Jerônimo, para mostrar que Maria é realmente simbolizada pela nuvem misteriosa, que guiava os descendentes de Jacob através do deserto, recorda a imagem de uma outra nuvem da qual fala o Profeta Isaías, no capítulo XIX: «Eis que o Senhor vem ao Egito sobre uma nuvem ligeira»; e também este versículo do Salmo: «o Senhor os Conduzia durante o dia com a nuvem»: A nuvem, devemos reconhecê-lo é a Bem-aventurada Virgem Maria. Ela é ligeira: sua maternidade, sem concurso de varão, em nada Lhe pesou «Ele os conduzia durante o dia com a nuvem».
“Diz bem o Salmista: Durante o dia, porque esta nuvem jamais foi tenebrosa, mas sempre radiante de luz.
Nuvem que nunca se afasta dos homens
“Maria é, pois, uma nuvem, mas nuvem ligeira e luminosa [...]
Sigamos a misteriosa nuvem, passo a passo, imitando seus exemplos, pois com Ela rumaremos ao Céu.
“Coluna de fogo, Ela brilhará diante de nós na solidão deste mundo. Ela não permitirá que nos extraviemos em perigosas sendas; Ela nos defenderá contra os ataques de nossos inimigos, contra a presa dos animais ferozes que rondam em meio às trevas.
“A nuvem luminosa e a Coluna de fogo de que nos fala a Escritura, não se afastavam dos filhos de Israel, mesmo quando este povo, de cerviz dura, ofendia o Senhor. Maria não se afasta de nós, ainda que nos aconteça de sermos infiéis às graças que Ela nos obtém de Deus, e de ofendermos nosso Soberano Juiz. Ela permanece junto de nós, intercedendo todavia, e acalmando a cólera divina acesa por nossos pecados.
“É Ela, nossa guia e nossa protetora que nos introduzirá na Terra Prometida”.57
Nuvem na qual se reflete a magnificiência de Deus
Também sobre esse símbolo de Nossa Senhora escreveu Le Mulier a cujas devotas palavras nos associamos, ao encerrarmos os comentários a esta Hora Tércia:
“A nuvem, logo que se forma no seio da terra, eleva-se atraída pelos raios do sol. Assim, apenas concebida no seio de sua santíssima mãe, Deus atraiu Maria até Ele, elevando-A à sua perfeita semelhança, e à mais alta dignidade da qual foi capaz uma simples criatura.
“A nuvem está entre o céu e a terra; a Virgem está entre Deus e os homens.
“A magnificência de Deus aparece nas nuvens, diz David; muito mais ainda aparece ela na sua Santíssima Mãe, tão exaltada acima de toda criatura.
“A nuvem, diz o santo homem Jó, é a vestimenta do mar, as faixas de que ele está envolto; e a Virgem, não vestiu Ela o Salvador, que é como um imenso oceano, do qual decorrem todas as graças, sem número nem medida?

“Ó Maria, que sois esta nuvem ligeira sobre a qual o Salvador veio visitar os povos do Egito e derrubar seus falsos ídolos, vinde a nós, a fim de que o Senhor nos olhe em sua misericórdia e disperse os maus espíritos que nos perseguem” 58
57) JOURDAIN, Z.-C. Somme des Grandeurs de Made. Paris: Hippolyte Walzer, 1900. Vol.1. p. 218219; 480-481.
58) LE MULIER, Henry. De la Très-Sainte Vierge d’aprés les Saintes Écritures et les Pères de L ‘Eglise. Paris: Pilon, 1854. Vol. I. p. 90-92.