quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O dia-a-dia da Sagrada Família

É comum  encontrar  estampas  com  pitorescas  representações da casa onde viveu a Sagrada Família. Muitas são respeitáveis e bastante apropriadas. Em geral, combinam uma pureza diáfana com  uma  luz  que  não  era  apenas a de um dia belamente luminoso    luz  persistentemente  matinal  de um horário que já não é matinal.  Em síntese, apresentam uma simplicidade absoluta junto a uma limpeza absoluta.
Isto é o que nos apresentam tais figuras, mas fica-se sem saber o que dizer a respeito do que acontecia na  Casa  de  Nazaré.  Imaginemos, então.
Imaginando aspectos da casa e do dia-a-dia
O que comentar, por exemplo, da  limpeza desta casa?
Era  Maria  Santíssima  que,  diante dos coros angélicos extasiados, fazia a limpeza da Santa Casa. Às vezes era São José, seu castíssimo esposo, quem a fazia.  Noutra ocasião,  quando estavam cansados, era o Menino quem limpava a casa para que os  pais a encontrassem em bom estado...  É difícil crer, mas nem sequer os Anjos tinham o privilégio de limpá-la.
Num canto da casa, há um simples  jarro, do qual se levanta uma açucena, reta como a virgindade. É a única  coisa que fala de arte; o resto é tão  simples...
Entretanto,  olhando  para  qualquer madeira tosca, para o pé de uma  cadeira,  por  exemplo,  ou  para  uma  prateleira que suporta três ou quatro  pequenos objetos indispensáveis para  viver, fica-se extasiado! Não se sabe o  que dizer diante dessas “sublimes bagatelas”, tão comuns na vida de qualquer um, mas, que por estarem postas naquela casa, assumem um caráter todo especial.
Sublimes realidades
Imaginemos  São  José  sentado,  torneando  alguma  coisa,  enquanto Nossa Senhora faz alguma costurinha, e o Menino que, tão pequeno  ainda, brinca com duas ou três pedrinhas, em pé, apoiado numa cadeira  vazia.
Não há palavras que bastem para  nos explicar o que, na realidade, está se passando: este Menino — verdadeiro menino, nascido da linhagem  de David — foi gerado pelo Espírito Santo nas entranhas de Nossa Senhora, a flor do gênero humano!
Enquanto o Menino Jesus brinca  com suas pedrinhas, e n’Ele a natureza humana se desenvolve segundo  a ordenação posta por Deus, que repercussão estará havendo nas relações das Três Pessoas da Santíssima  Trindade? Entretanto, tudo tão simples, tão elementar.
Continua no próximo post.