Em Fátima, a
Virgem Maria também apareceu com as características de Nossa Senhora do Carmo.
Que relação existe entre a mensagem de Fátima e a Ordem do Carmo? Essa questão
é abordada por Plinio Corrêa de Oliveira, com base no texto de uma revelação
recebida por Santa Teresa de Ávila.
Gostaria de
apresentar alguns traços da revelação de Fátima que a diferenciam de outras
revelações anteriores.
Castigo por causa da imoralidade e da irreligião dos povos
Eis um traço muito
curioso: é a única revelação que conheço, de tal maneira admitida, aceita e
acatada em meios católicos e até pela hierarquia eclesiástica, a qual trata não
só de um tema moral — porque isso é frequente em várias revelações —, mas tira
derivações desse tema moral para o campo político, numa ilação que tem muito de
comum com a doutrina que posteriormente tentamos expor no livro Revolução e
Contra-Revolução .
O plano de ideias
que Nossa Senhora apresenta para os homens é que há uma crise moral prodigiosa,
a qual é, no fundo, uma crise religiosa; e essa crise religiosa e moral vai
desembocar numa catástrofe política . Essa catástrofe política que Ela
profetiza qual vai ser? A Rússia espalhará seus erros por toda a Terra. É um castigo
por causa da imoralidade e da irreligião dos povos. Quer dizer, há um nítido
conteúdo político.
Outro aspecto
curioso que não encontrei ainda em nenhuma outra revelação — não digo que não
houve, pois não pretendo ter conhecido todas —: Nossa Senhora Se mostra em três
invocações sucessivas: com as características de Nossa Senhora de Fátima, mas
também como o Imaculado Coração de Maria e como Nossa Senhora do Carmo.
Por que essas
invocações? Encontramos fundamento para isso na própria revelação. Ela declara
o seguinte: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.” O que quer dizer que
Ela quer ter um triunfo que vai ser uma enorme efusão de graças, porque o
coração aí significa a bondade e a vontade, e o triunfo d’Ela vai se realizar
depois de um castigo tremendo, por uma efusão de graças enorme. É o Reino do
Coração d’Ela que Maria Santíssima anuncia.
Por causa disso, Ela
como que referenda a devoção ao Imaculado Coração de Maria, apresentando-Se com
essas características numa de suas visões. É para se compreender, para dar um
estímulo à devoção ao Imaculado Coração de Maria.
Uma Ordem religiosa nos últimos tempos
Mas por que Ela Se
apresenta como Nossa Senhora do Carmo numa das aparições?
Isto é muito menos claro.
Que relação tem a invocação do Carmo com os tempos vindouros, em que seu
Coração vai triunfar? Há alguma tarefa, alguma missão do Carmo dentro disso?
Essa pergunta nos
interessa muito, tomando em consideração que quase todos nós somos terceiros carmelitas1.
Há revelações muito impressionantes feitas a Santa Teresa de Jesus, que se
encontram nas boas biografias desta Santa carmelita, e que dizem algo a esse respeito.
São os parágrafos 12, 13, 14 e 15 das obras de Santa Teresa de Jesus, tomo I,
Livro da Vida, capítulo 40 . É algo oficial e documentado .
Parágrafo 12:
Fazendo
uma vez oração com muito recolhimento, suavidade e paz, parecia-me estar
rodeada de Anjos e muito perto de Deus. Comecei a suplicar a Sua Majestade pela
Igreja. Foi-me, então, dado a entender o grande proveito que havia de fazer uma
Ordem nos últimos tempos, e com que fortaleza seus filhos haviam de sustentar a
Fé.
Uma Ordem que, como
veremos, parece ser a própria Ordem do Carmo, à qual Santa Teresa pertencia e
que por prudência e modéstia ela não queria mencionar. Haveria um tempo em que
a Ordem do Carmo teria filhos que lutariam pela ortodoxia com muito denodo.
Parágrafo 13:
Quando
certa ocasião rezava junto ao Santíssimo Sacramento, apareceu-me um Santo cuja
Ordem esteve um tanto decaída.
Ela era exatamente a
reformadora da Ordem do Carmo, que estivera muito decaída.
Tinha
nas mãos um grande livro. Abriu-o e deu-me a ler as seguintes palavras escritas
em letras grandes e muito inteligíveis: Nos tempos vindouros, florescerá essa
Ordem, haverá muitos mártires.
Então, é um
incremento de luta pela ortodoxia, martírio e florescimento dessa Ordem.
Religiosos com espadas nas mãos
Parágrafo 14:
Outra
vez, durante Matinas, no Coro, vi diante de meus olhos seis ou sete religiosos
dessa Ordem, com espadas nas mãos.
Notem que se tratam
de espadas, símbolo da luta.
Significava
isso, penso, que hão de defender a Fé, porque mais tarde, estando em oração,
fui arrebatada em espírito e pareceu-me estar num vasto campo onde lutavam
muitos combatentes e os desta Ordem pelejavam com grande fervor; tinham os
rostos formosos e muito incendidos. Venciam deitando por terra numerosos
inimigos e matando outros. Tive a impressão de que a batalha era contra hereges.
Parágrafo 15:
Ao
glorioso Santo de que falei acima, tenho visto várias vezes. Tem me dito
diversas coisas, agradecendo a oração que faço por sua Ordem e prometendo
encomendar-me ao Senhor. Não assinalo a Ordem para que não se desagradem as
demais. O Senhor declarará os nomes, se for servido que se saibam. Cada Ordem,
ou cada um de seus membros deveria esforçar-se para que, por seu meio, fizesse
o Senhor tão ditosa sua religião que em tão grande necessidade, como agora tem
a Igreja, pudesse servir. Felizes as vidas que se sacrificarem por tão nobres
causas.
Vemos aqui mencionar
uma Ordem, provavelmente a do Carmo, que terá uma grande batalha pela Fé nos
tempos futuros . Ora, até esse momento, não chegou essa batalha; a Ordem do
Carmo não fez isto até agora.
E Nossa Senhora nos
fala, precisamente, de grandes perseguições, de grandes lutas, de grandes
martírios na revelação de Fátima.
E ali a Santíssima
Virgem Se mostra com as características de Nossa Senhora do Carmo. Parece haver
entre tudo isso uma relação para a qual eu chamo a atenção a fim de prezarmos
cada vez mais nossa condição de irmãos da Ordem Terceira do Carmo, e
compreendermos o que há de providencial nessa pertencença à família carmelitana
Plinio Correa de
Oliveira – Extraído de conferência de 13/5/1965