sábado, 26 de março de 2016

Nossa Senhora da Lapa

Corria o ano de 982 da era cristã e o general mouro Almançor estava destruindo tudo pelas terras Beirãs, devastando e martirizando inúmeros cristãos.
Algumas religiosas que fugiram da perseguição refugiaram-se numa lapa da região, tendo ali deixado escondida uma imagem de Nossa Senhora.
Aproximadamente 500 anos após estes fatos, em 1498, ainda a região da Lapa era um local deserto, rodeado de abundantes pastos para animais, uma pastorinha de Quintela, de nome Joana, com 12 anos de idade e muda de nascença, um dia ao abrigar-se na lapa dá com a pequena imagem.
Limpa-a e prepara-lhe um altar. Cheia de devoção, vinha ela todos os dias com o rebanho para este abençoado lugar, para prestar culto a Nossa Senhora.
A mãe da jovem pastora, sabendo desse “sagrado refúgio”, obriga a filha a procurar outros pastos para as ovelhas, pois dizia ela que os animais andavam a ser mal alimentados. Obedecendo à mãe procurou outros pastos, mas passou a levar a Senhora sempre consigo.
Mas a inveja e intrigas de outras pessoas conseguem convencer a mãe de Joana, que a filha ainda perdia muito tempo com algo que pensavam tratar-se de uma “boneca”.
Até que um dia, estando ambas em casa junto à lareira, a mãe indignada joga a Imagem ao fogo! Ao ver isso a menina, que até aquele então era muda, soltou um grito: “ Não minha mãe! É Nossa Senhora! O que fez?”. Tira imediatamente a imagem do fogo sem se queimar, ao mesmo tempo que a mãe ficara com o braço paralisado! Apavoradas pelo acontecido, mãe e filha rezam a Nossa Senhora, que, por um maravilhoso prodígio, cura o braço imediatamente.
Diante do acontecimento inaudito, em que a pastorinha muda começou a falar, a história do milagre começa a divulgar-se pela região. O pároco de Quintela sugere que Nossa Senhora seja levada para a igreja paroquial, mas ela sempre desaparece milagrosamente e é reencontrada na Lapa. Repetiu-se o fenômeno várias vezes, até que se compreendeu que Nossa Senhora queria ser definitivamente venerada na Lapa. Foi então preparada a gruta sob a penha e ao lado construiu-se uma pequena ermida.
No século XVII foi edificada pelos Jesuítas uma Igreja e construído um colégio.

Assim nasceu esta invocação que os portugueses levaram para outros cantos do mundo: Nossa Senhora da Lapa.