sábado, 26 de setembro de 2015

O relógio de Ezequias

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora 
Vésperas
Salve regulador celeste, pelo qual
Em dez linhas foi o sol retrogradado
O relógio de Ezequias
Abrindo o quarto Livro dos Reis, lemos em seus capítulos XVIII (1-2, 13) e XX (1-10):
“No terceiro ano de Oséias, filho de Ela, Rei de Israel, reinou Ezequias, filho de Acaz, Rei de Judá. Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar em Jerusalém. [...]
“[Por volta do décimo quarto ano de seu governo], Ezequias adoeceu de morte; e o profeta Isaías, filho de Amós, foi ter com ele, e disse-lhe: Eis o que diz o Senhor Deus: Põe em ordem a tua casa, porque vais morrer, e não viverás (mais). E Ezequias virou o rosto para a parede, e fez oração ao Senhor, dizendo: Peço-te, Senhor, lembra-te, te suplico, de que eu andei diante de Ti em verdade e com um coração reto, e que fiz o que era do teu agrado. Depois Ezequias derramou abundantes lágrimas.
“E, antes que Isaías tivesse passado metade do átrio, o Senhor falou-lhe, dizendo: Volta e dize a Ezequias, condutor do meu povo: eis o que diz o Senhor Deus de David, teu pai: Eu ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; e eis que Eu te curei; daqui a três dias irás ao templo do Senhor. E acrescentarei quinze anos aos dias da tua vida; além disto Eu te livrarei a ti e a esta cidade da mão dos reis dos assírios, e protegerei esta cidade por amor de Mim, e por amor de David, meu servo.[...]
“Ora, Ezequias tinha dito a Isaías: Qual será o sinal de que o Senhor me curará, e de que dentro de três dias irei ao templo do Senhor? E Isaías respondeu-lhe: Será este o sinal da parte do Senhor, de que o Senhor há de cumprir a palavra que disse: Queres que a sombra (nesse relógio solar) se adiante dez linhas, ou que ela retroceda outros tantos graus?
“Ezequias disse: E fácil que a sombra se adiante dez linhas, não quero que se faça isto, mas que volte atrás dez graus. O profeta Isaías invocou, pois, o Senhor, e fez com que a sombra voltasse pelas linhas, pelas quais já tinha passado no relógio de Acaz, dez graus atrás.”
Imagem da Redenção preventiva de Nossa Senhora
O prodigioso sinal com que Deus ratificou sua promessa ao Rei Ezequias, é uma imagem do extraordinário milagre que se verificou em Nossa Senhora.

“Pois, no momento de sua Imaculada Conceição, o selo da Redenção foi n’Ela impresso antecipadamente, em virtude da previsão dos méritos de seu Divino Filho. As sombras do pecado original foram como que recuando para dar passagem a essa alma predestinada, que devia irradiar ao mundo o Sol de Justiça, Jesus Cristo, Salvador dos homens” 1.