sábado, 20 de dezembro de 2014

Fortaleza de Maria

Continuação dos comentários ao Pequeno Oficio de Nossa Senhora
De torres fortalecida,
Por David entrincheirada, e de armas também munida.
Refere-se aqui às fortificações com que David protegeu sua cidade, Jerusalém. A tais defesas se refere Salomão, no Cântico dos Cânticos, ao comparar a formosura da Esposa com a “torre de David, que foi edificada com seus baluartes; dela estão pendentes mil escudos, toda a armadura dos heróis” (Cânt. IV, 4). São outros símbolos e representações de Maria Santíssima.
Inexpugnável fortaleza
Com efeito, “que cidade ou castelo há, mais forte, mais sólido e mais formoso que a sacratíssima Virgem? Cuja alma confirmou Deus em graça tão soberanamente que jamais se apartou d’Ele, nem em suas palavras, nem em suas obras, nem em seus pensamentos. Que torre tão inexpugnável foi aquela alma santíssima, à qual o demônio não pôde conquistar com todos seus enganos e ataques!
“Mais ainda: nem sequer ousou invadir seu interior; jamais conseguiu o demônio tornar-se dono de uma só ameia deste castelo. Castelo este não apenas invencível, mas também invulnerável; pois, embora haja sofrido perseguição por parte do inimigo, jamais teve tentação relacionada com a carne, como está escrito: Abimelec não a tocou.
“Se começarmos a considerar o mundo, desde o princípio, e a discorrer através de todos os filhos de Adão, nada encontraremos mais estável, mais inabalável, mais constante do que esta sagrada Virgem. [...]
Verdadeira Torre de David
“D’Ela se lê nos Cantares: «Como a torre de David, que foi edificada com seus baluartes; dela estão pendentes mil escudos, toda a armadura dos heróis». Verdadeiramente torre de David, daquele David que com cinco pedras da torrente, isto é, com as cinco chagas e o báculo da Cruz, derrubou no monte Calvário ao soberbo Golias que se gloriava de sua força.
“Converteu-se esta torre em baluarte da Igreja e refúgio único de pecadores, a fim de que a Ela se dirijam todos os réus, todos os tristes, todos os aflitos, e com sua proteção se livrem do inimigo.
“O homem! em qualquer tribulação, refugia-te em Maria: angustiado pelos pecados, atormentado pelas perseguições, ou perturbado pelas tentações, dirige-te a esta torre, refugia-te em Maria. Dela estão pendentes mil escudos: e encontrarás n’Ela um seguríssimo escudo para te defender contra as investidas de todas as tribulações e contra a aparição do demônio que te persegue, posto que n’Ela estão as armaduras de todos os heróis: encontra-se em Maria a fé dos apóstolos, a fortaleza dos mártires, a pureza das virgens, a sabedoria dos doutores, a pobreza dos anacoretas, a devoção dos confessores; n’Ela, em uma palavra, encontra-se reunida a virtude de todos os Santos. Pois a nenhum destes se lhe concedeu, por especial privilégio, coisa alguma que não brilhe mais excelentemente em Maria, desde o princípio de sua vida.

“Eis aqui o fortíssimo castelo, eis aqui a torre inexpugnável, que jamais pagou tributo ou rendeu obediência ao demônio” 
Continua no próximo post