sábado, 18 de maio de 2013

Mistério incompreensível e inefável


Um Deus vai descer dos Céus no seio de uma Virgem e revestir-Se da nossa carne enferma e mortal. Este é o mistério anunciado a Maria pelo Arcanjo Gabriel. Mistério incompreensível e inefável, esperado durante mais de quarenta séculos e preparado desde toda a eternidade.
Contemplemos no próprio seio de Deus essa preparação. A obra por Ele concebida desenrola-se ante seus olhos com suas maravilhas e emocionantes peripécias. Vê entrar nela o pecado e decreta que este será castigado. Mas o Verbo intervém, propondo ao Pai receber na sua Pessoa adorável os golpes da justiça divina. O pecado será expiado por uma vítima igual à majestade que ele ofende, e será perdoado.
Para fazer abraçarem-se n’Ele a justiça e a misericórdia, o Verbo, membro da Família Divina, deve tornar-Se membro da família dos pecadores e impregnar dos seus méritos infinitos a natureza culpável que Ele quer salvar. Para este fim, a misteriosa e casta operação do Espírito Santo formará, no seio virginal de uma filha de Adão, a humanidade santa que Deus vai ferir de morte e triturar por causa de nossas iniquidades. Tal é o admirável e misericordioso desígnio da Trindade, adoremo-lo profundamente.
(Pe. Jacques-Marie-Louis Monsabré, OP, Meditações sobre o Santo Rosário)